Debi e Lóide – Dois Idiotas em Apuros (Dumb and Dumber – 1994)

Uma dupla de amigos extremamente idiotas atravessa o país para devolver uma mala cheia de dinheiro a seu dono.

Nada é mais difícil que fazer rir, dar uma boa gargalhada então, mais difícil ainda! Exatamente por isso o gênero da comédia sempre foi menosprezado pela crítica e os seus gênios nunca recebem o aval de premiações.

Uma comédia de qualidade requer talento, sensibilidade no timing, um instinto específico para desafiar as expectativas e uma boa dose de carisma. Como não ousam enfrentar esses artistas, um esforço é feito na intenção de minimizar seus trabalhos, marginalizando o humor como arte menor, normalmente elevando dramas umbilicais modorrentos à posição de destaque intelectual, com seus defensores formando uma espécie de maçonaria de medíocres prolixos, abusando de chavões batidos como: “não é um filme para todo mundo”. E, sem pensar duas vezes, troco qualquer exercício pretensioso desses diretores por uma tarde divertida vendo “Debi e Lóide”.

O filme de Peter e Bobby Farrelly é primoroso em sua capacidade maravilhosa de desprezar todos os elementos narrativos que garantiriam a respeitabilidade dramática de sua trama, que envolve um caso de sequestro em que o processo da entrega da mala com o dinheiro do resgate é interrompido por uma pessoa alheia ao ocorrido. O homem comum que se vê inserido em uma situação perigosa, como nos melhores suspenses de Hitchcock, passa a ser então perseguido pelos criminosos.

devotudoaocinema.com.br - "Debi e Lóide - Dois Idiotas em Apuros" de Peter e Bobby Farrelly, na HBO MAX

Mas quando esse homem comum é interpretado por Jim Carrey, no auge de sua carreira, somos presenteados com um road movie de ritmo implacável e movido por suas caretas, o deboche com a formalidade ritualística que aprendemos desde cedo a respeitar. Ao invadir a casa dele, o gângster afirma ser um desperdício destruir o local como forma de ameaça, já que, bagunçado como está, o dono sequer perceberia alguma modificação.

Quando o herói conquista em seus sonhos o carinho da mocinha, belíssima Lauren Holly, ele faz questão de satisfazer o voyeurismo natural dos cinéfilos levantando rapidamente a saia dela. O estilo sem polimento dos diretores cai como luva nessa desconstrução, unindo o humor mais grosseiro, simbolizado no primeiro filme pelo periquito sem cabeça vendido para uma criança cega, com a pureza ingênua das anedotas que escutamos na infância.

O toque mais esperto nos dois filmes é fugir da armadilha melodramática abraçada por boa parte das comédias de sua época, uma inconsciente maneira do roteiro tentar se desculpar por ser engraçado e conquistar apreço dos pseudointelectuais que, na necessidade constante de autoafirmação, cospem naquilo que é popular.

Os irmãos Farrelly, analisando o conjunto de obra, demonstram orgulho e segurança em seu ofício. E estão bem acompanhados, já que tanto o personagem vivido por Jeff Daniels, o melhor amigo e parceiro de pegadinhas, como o próprio Carrey, em seus cortes de cabelo exóticos nos remetem aos Três Patetas, representantes dessa graciosa irresponsabilidade cômica.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui