Berlin Alexanderplatz – Capítulos 4 e 5

    0

    Episódio 4 – Um Punhado de Gente nas Profundezas do Silêncio

    Um dos méritos de Fassbinder nesta obra monumental é o
    inconformismo com os padrões narrativos. O ritmo e o tom modificam dependendo
    do objetivo do episódio. Enquanto que o capítulo seguinte passa como um
    trem-bala, pois os acontecimentos agarram o espectador e o mantém atento, neste
    somos brindados por um profundo estudo do personagem, com os minutos mais
    longos e uma sensação de angústia que somente se resolve nos segundos finais.
    Franz está em seu período mais sombrio, entregue às ilusões do inebriante
    álcool, preso em seu inferno pessoal, onde descobre que os homens são como os
    animais, submissos à sua própria ignorância. Simbolizando este conceito, uma
    sequência extremamente gráfica mostrando um homem vestido apenas com trapos
    feitos de restos de animais (sua imagem, com longa barba branca, nos remete ao
    Deus ocidental), que carrega uma ovelha até um matadouro, dando-lhe carinho
    antes de sacrificá-la, cortando-lhe o pescoço e deixando verter seu sangue.

    Nosso frágil protagonista é visto sempre acompanhado do enigmático e
    mefistotélico Baumann (vivido porGerhard Zwerenz), que insiste em
    chamá-lo de Jó, o personagem bíblico que é escolhido por Deus para uma série
    extenuante de testes de fé, sendo retirado do seio de sua família (o uso
    frequente de um coral ao longo do episódio reforça este tema). Franz ao final,
    após resignar-se ao convívio com um punhado de gente das profundezas do
    silêncio, encontra nos braços da prostituta Eva (vivida por Hanna Schygulla)
    uma proposta de estabilidade emocional, levando-o a encarar novamente os olhos
    da sociedade, sem subterfúgios.

    Episódio 5 – Um Ceifador com a Violência de Nosso Senhor

    Franz viveu experiências traumáticas, mas ainda se mantém
    bastante ingênuo, pois aceita em seu convívio a figura de Reinhold (vivido por
    Gottfried John), alguém que irá fazê-lo novamente ir contra suas convicções de
    manter-se “limpo” em uma sociedade cada vez mais degradante. Aceitando uma
    parceria espúria, fica responsável por “salvar” Reinhold de suas mulheres, para
    que ele fique livre para novos contatos. O problema é que após conquistar a
    paixão da mulher, Franz precisa fazer com que ela o odeie, para que a mesma
    decida sair de sua vida e buscar outro amante. A primeira vítima é o reflexo de
    Franz no espelho da vida, coerentemente chamada de Fränze (vivida por Helen
    Vita), compartilha com nosso protagonista a aparência física e a conduta
    perante o mundo. Ao trair cruelmente sua confiança, Franz trai a si próprio.


    Octavio Caruso
    Viva você também este sonho...

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here