Mortal Kombat – O Filme (Mortal Kombat – 1995)

Eu lembro com carinho da época em que eu comprava revistas que vinham com jogos detonados, achando que aquilo iria ajudar alguém, além dos editores da própria revista. Alguma manhã de setembro, em 1995.

A decepção de alguns dias antes, tendo visto no cinema o “Street Fighter”, com o Van Damme, ainda pesava na minha consciência e, com certeza, na de todos os meus colegas do prédio, aqueles com quem travei inúmeras batalhas no Super Nintendo. Quando “Mortal Kombat” entrou em cartaz, apenas um dos meus vizinhos se interessou em ver, virou motivo de chacota. Vários meses depois, o filme foi lançado em VHS. A capa era chamativa, o cartucho de “Mortal Kombat 2” continuava sendo assoprado, os bons gibis em formato americano publicados pela Editora Escala, que eu comprava mensalmente na banca de jornal da esquina do meu colégio, continuavam sendo folheados, porém, não tive interesse algum em alugar a fita, que não parava na locadora de vídeo. Na época, estava focado em ver toda a obra de Buster Keaton e todos os episódios da série clássica de “Jornada nas Estrelas”.

Um dia, na casa de um tio, após um bom par de horas tentando ativar com meu primo os fatalities na versão para Mega Drive, ele perguntou se eu gostaria de ver o filme, já que ele tinha conseguido alugar a fita. Com um muxoxo, larguei o joystick e me preparei psicologicamente para o que, em minha mente, seria um tremendo desperdício de tempo. Eu quebrei minha cara logo nos primeiros minutos com aquela música-tema empolgante. Ao invés de uma palhaçada que desrespeitava o fiapo de trama do jogo, encontrei uma espécie de cópia competente de “Operação Dragão”, versão RPG Dungeons and Dragons.

devotudoaocinema.com.br - "Mortal Kombat", de Paul W.S. Anderson

Os atores tinham carisma, pareciam com os personagens e agiam como os personagens, em ambientes que pareciam com os cenários do jogo, com exceção de algumas liberdades nada poéticas, era como ver alguém jogando. E, com as exibições na “Sessão da Tarde”, na época maravilhosa em que podíamos chegar da escola e vibrar com pancadaria desenfreada na telinha sem o maldito politicamente correto, cheguei a memorizar falas inteiras desta turminha do barulho que se metia em altas confusões para salvar o mundo dos ninjas coloridos de Shang Tsung. O filme depois entrou na grade do “Cinema em Casa”, do SBT.

O diretor Paul W.S. Anderson, hoje mais conhecido por “Alien Vs. Predador”, no ano seguinte, comandou a pérola sci-fi/terror “O Enigma do Horizonte”, que foi um dos primeiros VHSs que selecionei na locadora de vídeos que tinha do lado da minha escola, onde também gastei várias moedas tentando zerar os jogos da franquia. A trama começa com um pesadelo do Liu Kang, vivido pelo Robin Shou, uma subtrama melodramática que é conduzida para um desfecho piegas no limite do aceitável, em que achei que, a qualquer momento, começaria a tocar “Unchained Melody”, enquanto o espírito iluminado do irmão dele viajava ao encontro dos outros espíritos.

Continuando a episódica apresentação dos personagens principais, temos o Johnny Cage, vivido por Linden Ashby, que, imediatamente após o final das filmagens, passou a decidir todos os seus papeis de olhos vendados, o que é uma forma interessante de tentar entender como ele conseguiu participar de tantas bombas. Como esquecer a introdução de Rayden, o personagem mais poderoso do jogo, interpretado com toda a ginga e estrábica malandragem de Christopher Lambert? O ator é uma escolha tão aleatória, tão estapafúrdia, que acaba funcionando. É impossível não abrir um sorriso quando ele aparece em cena.

devotudoaocinema.com.br - "Mortal Kombat", de Paul W.S. Anderson

O ponto alto são as coreografias das lutas, que emulam com perfeição os movimentos dos lutadores do jogo, com destaque para os confrontos de Cage e Scorpion, e, especialmente, a batalha final entre Kang e Tsung. É decepcionante perceber como utilizaram mal a personagem Kitana, vivida pela linda Talisa Soto, que poderia facilmente ter sido substituída por uma cadeira de balanço. Além de não convencer como lutadora, a princesa enigmática aparece apenas, e convenientemente, para passar instruções para os heróis, não usa o leque nem para afastar mosquito.

O meu momento favorito, a cena que eu, quando moleque, aguardava ansiosamente, ocorre no desfecho, quando os heróis estão indo ao encontro do Rayden, em meio a bandeirolas azuis e brancas, após zerarem o jogo. Uma versão genérica do imperador Shao Kahn, parecendo mais o Esqueleto do filme do He-Man, acaba se materializando no céu e ameaça a equipe, com uma frase clássica do jogo. Rayden responde com segurança: “Eu acho que não”. Os heróis fazem pose, a música começa a tocar e o filme acaba. Até hoje não sei a razão, mas, quando criança, este final me arrepiava dos pés à cabeça.

O tempo foi generoso com a obra, que ainda diverte bastante. Uma das melhores adaptações de jogos para o cinema.



Viva você também este sonho...

1 COMENTÁRIO

  1. O Enigma do Horizonte…filmaço de ficção científica!!!! Como eu já disse uma vez, eu cresci jogando Street Fighter II e Mortal Kombat nos fliperamas…nunca tive um video game de 16 bits, apenas um de 8 bits da época (NES)!!!! Lembro de ir ao cinema, mais o que mais me atraia mesmo era a Sonya…lembro de ver o trailer e achei muito bonita a atriz, que na minha opinão foi o ponto alto do filme!!!! Outro destaque que ficou quase fiel ao game, foi a luta entre Jonny Cage e Scorpions…talvez tenha sido a melhor parte em termos de combate!!!! O que faltou mesmo foi mais realismo, sangue e fatalities como nos video games…infelizmente a tecnologia de antes não era igual aos dias de hoje!!!! Quando fui ver a versão atual de MK, aí eu senti falta da versão de Paul W. anderson…o cueca da Milla Jovovich!!!! A versão atual faltou mesmo foi o clássico torneio, coisa que no filme de 95 pelo menos explorou um pouco…o Shang Tsung de 95 ficou mais marcante na minha opinião!!!! Valeu!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui