Críticas

Crítica de “Malcolm e Marie”, de Sam Levinson, na NETFLIX

Malcolm e Marie (Malcolm and Marie – 2021)

Um cineasta (John David Washington) e sua namorada (Zendaya) lavam a roupa suja e fazem revelações dolorosas depois da estreia do filme dele.

Uma boa maneira de constatar como a sociedade empobreceu existencialmente nas últimas décadas é comparar a inteligência emocional e a maturidade psicológica dos roteiros que abordavam relacionamentos tempestuosos outrora com os raros projetos atuais pensados para o público adulto. Cada geração tem o “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” que merece.

O roteirista/diretor Sam Levinson é excessivamente paparicado pela imprensa por seu trabalho na série “Euphoria”, conta com dois longas fracos no currículo, “Bastidores de Um Casamento” (2011) e “País da Violência” (2018), mas dobrou a aposta em seu pretensiosismo blasé neste novo projeto.

Levinson se mostra mais preocupado com a perfumaria estética do que com a credibilidade da situação apresentada neste teatro filmado sem personalidade, desnecessariamente longo e repetitivo, verdadeiramente entediante, que falha no elemento essencial, jamais enxergamos na tela um casal orgânico, não há química em cena que insinue intimidade tangível (intensidade na briga não é sinônimo de naturalidade), apenas atores despejando (com competência inegável) falas memorizadas, algo sintomático do mal que acomete uma indústria que, nos últimos 20 anos, ficou acostumada por questões mercadológicas à abordar o comportamento humano da forma mais infantilizada e rasteira.

O aspecto minimalista (só duas pessoas interagindo por quase duas horas) tinha um potencial cinematográfico tremendo, mas até mesmo os excelentes monólogos cansam após o entendimento (pelas repetições no terceiro ato) de que não servem efetivamente para avançar a narrativa, não desenvolvem os personagens, não sustentam sozinhos a estrutura dramática de “Malcolm e Marie”, a briga pela briga só funciona em octógonos de MMA.

Cotação:

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

ÓTIMOS filmes que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

21 horas ago

Os 10 MELHORES filmes do diretor ROB REINER

Os filmes do diretor Rob Reiner, falecido aos 78 anos, marcaram a vida da garotada…

2 dias ago

Textos sobre filmes de YASUJIRO OZU

Na intenção de facilitar o garimpo cultural do público do "Devo Tudo ao Cinema", decidi…

5 dias ago

Textos sobre filmes com JEAN-LOUIS TRINTIGNANT

Na intenção de facilitar o garimpo cultural do público do "Devo Tudo ao Cinema", decidi…

6 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

7 dias ago

Textos sobre filmes com KIRK DOUGLAS

Na intenção de facilitar o garimpo cultural do público do "Devo Tudo ao Cinema", decidi…

1 semana ago