No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
A Última Cruzada (Mihai Viteazul – 1971)
No final do século 16, o governante da Valáquia, o príncipe Miguel (Amza Pellea), o Bravo, superou a adversidade dos impérios otomano e austríaco para unir a Valáquia, a Moldávia e a Transilvânia em um só país.
O melhor projeto na carreira do saudoso diretor Sergiu Nicolaescu, que era carinhosamente chamado de “Steven Spielberg romeno” e tinha o senso de espetáculo de Cecil B. DeMille, só melhora a cada revisão. É impressionante como a obra, uma das mais espetaculares da década de 70, filmada em condições extremamente difíceis durante o ditatorial regime comunista da era Nicolae Ceaușescu, segue acumulando poeira nas prateleiras do tempo.
O elenco de milhares, cortesia do exército romeno, aliado aos enquadramentos grandiosos na fotografia de Mircea George Cornea e, claro, a trilha sonora composta por Tiberiu Olah, além de transportar imediatamente o público para aquela realidade, opera a mágica de criar sequências de batalhas verdadeiramente impressionantes, sem firulas técnicas, com apenas três câmeras. Amza Pellea dá vida, coragem e carisma ao príncipe Miguel, a sua entrega é importante para a imersão emocional do espectador.
Se você se encantar com este filme, recomendo sobremaneira que busque na internet outra pérola do diretor, o épico peplum “Dacii” (1967), sobre a guerra entre o Império Romano e o Reino da Dácia, durante o reinado do imperador Domiciano.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…