No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
O Sol Enganador (Utomlennye Solntsem – 1994)
Num dia de verão em 1936, coronel reformado que vive no campo com a esposa e a filha, recebe a visita do misterioso e atraente Dimitri (Oleg Menshikov) que, além de apaixonado por sua mulher, é oficial da polícia política de Stalin.
A denúncia da repressão soviética é contundente, indico esta pérola para qualquer indivíduo que ainda, por índole ou ignorância, apoie o regime comunista.
O roteiro explora as diferentes motivações por trás daqueles que abraçam a nefasta utopia marxista e, principalmente, mostra como os ingênuos idealistas são pisoteados por líderes que enxergam a revolução como ponte para subjugar outrem.
É até recomendável que a experiência sensorial seja pura, leia-se, sem a consciência plena do contexto histórico, para que o impacto das sutis mudanças de tom seja maior, a angústia crescente, a preocupação real com os personagens, ao compreender o terrível destino que se apresenta no horizonte.
Vale destacar também a brilhante forma como a trama salienta a simbologia do sol enganador, a ilusória felicidade de um povo que não desconfia das monstruosidades operadas pela máquina de terror do sistema que, em suas propagandas, demonstra tanto carinho pelo proletariado.
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
View Comments
Obrigada pelo comentário! Amei este filme, acho-o uma Pérola, e no meio da trama política, uma beleza de olhar . <3 <3 <3