Críticas

Dica do DTC – “Trigais Dourados”, de Joseph Sargent

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Trigais Dourados (Amber Waves – 1980)

Um andarilho (Kurt Russell) retido no Kansas aceita uma oferta de emprego de um colhedor (Dennis Weaver) de trigo que, desesperado com o câncer e as dificuldades financeiras, tenta acabar com a própria vida, mas acaba se tornando uma figura paterna para o jovem.

Este belo telefilme, dirigido pelo saudoso Joseph Sargent, roteirizado por Ken Trevey, com uma linda trilha sonora composta por John Rubinstein, chegou a ser exibido na TV brasileira no início da década de 80, no horário nobre, mas foi praticamente esquecido. Alguns anos atrás, uma boa alma resgatou a obra postando uma gravação em VHS no Youtube, daí tive a possibilidade de me emocionar com sua história simples, que jamais apela para as convenções piegas do melodrama, como era usual em propostas televisivas similares, um mérito digno de ser salientado.

É curioso assistir ao jovem Kurt Russell na fase em que começava a abraçar papeis desafiadores, na mesma época em que viveu Elvis Presley, na cinebiografia de John Carpenter, mas o grande destaque é Dennis Weaver, que teve neste trabalho uma rara oportunidade de verdadeiramente explorar a vulnerabilidade de um homem estoico. Note como ele internaliza a dor em algumas cenas, utilizando em seu benefício o intimismo com o público garantido pelo enquadramento típico do material pensado para TV. Ele é mais lembrado por protagonizar “Encurralado” (1971), o primeiro longa-metragem de Steven Spielberg, mas o seu melhor momento como ator está nesta delicada pérola.

O roteiro envelheceu como vinho, merece ser redescoberto nesta época atual tão doentia em todos os sentidos.

  • Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.

Trailer:

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Crítica de “A Terapia Certa”, de Hernán Goldfrid

A Terapia Certa (Lo Dejamos Acá - 2026) Um psicanalista (Ricardo Darín) de prestígio que…

2 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aquelas pérolas que entraram…

3 dias ago

Crítica de “Sobrevivência”, de Ben Affleck

Sobrevivência (Animals - 2026) Quando o filho de um candidato (Ben Affleck) a prefeito de…

1 semana ago

ÓTIMOS filmes que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aquelas pérolas que entraram…

2 semanas ago

Você já se inscreveu para ler meus textos no Substack?

Na plataforma Substack, você vai encontrar meus textos sobre cinema e outros temas, para quem…

2 semanas ago

Dica do DTC – “O Segredo do Corcunda”, de Alberto Traversa

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

2 semanas ago