Críticas

“As 7 Faces do Dr. Lao”, de George Pal

As 7 Faces do Dr. Lao (7 Faces of Dr. Lao – 1964)

Um misterioso circo chega numa pacata cidade do oeste americano pra apresentar atrações exóticas, que irão despertar curiosidade e constrangimento nos habitantes e problemas para um rico fazendeiro local. Entre as criaturas do circo do dr. Lao estão – Merlin o mágico, Apolônio, Deus Pã, a serpente gigante, o abominável homem das neves e a mitológica Medusa.

“O mundo inteiro é um circo se você souber olhar para ele. O modo como o sol se põe quando você está cansado e nasce quando você se levanta, isso é magia de verdade. O modo como uma folha cresce. O canto dos pássaros. O modo como o deserto fica à noite, quando a luz da lua o envolve. Oh, meu garoto isto é circo bastante para qualquer um. Toda vez que você vê um arco-íris e sente seu coração se maravilhar com isso. Toda vez que você apanha um punhado de areia e não vê a areia, mas um mistério, uma maravilha, lá na sua mão. Toda vez que você para e pensa: “Eu estou vivo e estar vivo é fantástico”. Toda vez que isso acontece você faz parte do Circo do Dr. Lao.”

O trecho acima, um diálogo entre o enigmático Dr. Lao, vivido por Tony Randall, e uma criança, resume muito bem a beleza desta pequena joia do cinema familiar dos anos 60, dirigida por George Pal, que passava com muita frequência na “Sessão da Tarde” do final dos anos 80 e início dos anos 90.

Alguns elementos ficaram datados, como os efeitos visuais, outros não funcionavam muito bem nem mesmo em sua época, o desenvolvimento dos personagens é raso, mas a mensagem é de uma profundidade filosófica pouco usual em projetos pensados para o público infantil, o texto é quase sempre encantador e com várias camadas de interpretação. Quando o circo chega à cidade, encontra uma sociedade de valores morais deturpados, com exceção de um repórter obstinado e uma bibliotecária viúva. O Dr. Lao então encontra uma forma prática de fazer com que essas pessoas reflitam sobre seus erros e entendam a necessidade da mudança de conduta, não somente pelo bem delas, mas também pela harmonia da comunidade.

Gosto bastante da cena sombria em que Apolônio, o vidente, confronta uma senhora com um futuro triste e solitário, um choque de realidade que revolta a cliente. A crítica é clara e corajosa, o ser humano não está disposto a enfrentar a verdade, quando paga o vidente, ele compra o sonho, ele quer ser iludido, ele precisa ser levado a crer em possibilidades fantásticas, um paraíso florido, a reciprocidade de um novo amor, em suma, respostas fáceis para perguntas difíceis. O tom do filme se assemelha muito ao do tcheco “Um Dia, Um Gato”, realizado no ano anterior.

Outro momento que faço questão de salientar é a dança da sedução de Pã, o deus dos bosques, para a bela bibliotecária, vivida por Barbara Eden. É impressionante que esse momento esteja inserido em um projeto infantil, o que causa uma estranheza perturbadora que agrega à experiência.

* Adquira o filme na loja virtual da distribuidora Classicline, AQUI.

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

View Comments

  • Poesia pura!
    A vida é poesia pura, basta saber olhar e ter a sensibilidade na alma.
    Poucas coisas me fazem ter saudades da infância. Agora acabei de sentir. Me veio a memória eu sentada no sofá da sala de minha casa sempre naquele sofá, aguardando minha mãe autorizar " hoje você pode assistir TV" aguardava ansiosa pelo filme que viria. Hoje vejo como era bom esperar por esse momento!

Recent Posts

O inesquecível “Doutor Jivago”, de David Lean

Doutor Jivago (Doctor Zhivago - 1965) Dr. Yuri Jivago (Omar Sharif) é um médico e…

16 horas ago

ÓTIMOS filmes que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

3 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

4 dias ago

FILMAÇOS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

5 dias ago

ÓTIMOS filmes que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

Dica do DTC – “Os Fuzileiros de Sharpe”, com SEAN BEAN

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

2 semanas ago