Jonny Quest (1964 a 1965)
As aventuras de um garoto, de 10 anos, que junto com o seu pai cientista e um grupo de amigos, viajam em missões secretas à serviço do governo americano, resolvendo diversos mistérios.
Aquela abertura musical, composta por Hoyt Curtin, já me deixava super empolgado, o estilo de desenho realista que bebia diretamente da fonte das revistas em quadrinhos, eu lembro bem de sentir que aquilo, inserido nas programações infantis matinais e vespertinas, destoava tremendamente em vários sentidos, parecia “filme”.
A produção foi muito cara para os padrões do estúdio, o excessivo zelo nos detalhes, os cenários de fundo elaborados por Doug Wildley e que eram alterados em cada episódio, o piscar dos olhos, as sombras dos personagens, elementos que revolucionaram a animação televisiva e que serviram de inspiração para a geração seguinte de profissionais, mas que cobraram seu preço, o projeto durou apenas uma temporada, 26 aventuras.
Uma das referências mais óbvias é a franquia 007, que estava explodindo de popularidade na época. O vilão Dr. Zin é uma versão do Dr. No, ele é membro de uma organização criminosa nos moldes da SPECTRE. Havia bastante violência nas tramas, mais do que o normal em produtos direcionados ao público infanto-juvenil, um nível que hoje seria impensável pela patrulha do politicamente correto. A questão é que os criadores não subestimavam a inteligência dos pequenos, não nivelavam por baixo como a indústria faz atualmente. O humor refinado dos diálogos também merece nota especial, sem gordura extra, com muitos one-liners, algo realmente à frente de seu tempo.
Vale destacar a dublagem brasileira impecável da AIC, contando com Rafael Cortez Neto (Jonny), Olney Cazarré (Hadji), Dennis Carvalho (Roger Bannon) e Amaury Costa (Dr. Quest).
Eu selecionei os melhores episódios, em ordem de exibição, para facilitar o seu garimpo:
O Mistério dos Homens-Lagartos: Cinco navios pesqueiros desaparecem no Mar de Sargaços. O Dr. Quest, um cientista, é chamado para resolver um caso policial.
A Maldição de Anubis: Estátua do deus Anúbis é roubada de museu egípcio, como parte dos planos de um político local para incriminar o Dr. Quest e Roger Bannon.
O Robô Espião: Mais um dos planos de espionagem do Dr. Zin, um robô que mais parece uma enorme aranha, com pernas finas e longas.
A Sombra do Condor: O Barão Vermelho, ás da aviação da Primeira Guerra Mundial, desafia Roger Bannon para uma batalha aérea, em biplanos, entre as escarpas dos Alpes Andinos.
Os Dragões de Ashida: O resgate de um jovem fugitivo no mar leva o grupo à ilha do Dr. Ashida, na qual lagartos gigantescos amedrontam os nativos.
Turu, o Terrível: Enquanto pesquisa um novo metal para o programa espacial, o binóxido, o Dr. Quest aproveitam para resolver o mistério do Turu, um pteranodonte que apavora os nativos.
O Monstro Invisível: Cientista pede ajuda ao Dr. Quest para combater monstro molecular, fruto das suas próprias experiências.
A Casa dos Sete Gárgulas: Justamente quando o Dr. Quest chega para visitar o Dr. Erickson, e conhecer a sua última descoberta, a barra que neutraliza a gravidade é roubada.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
O cinema já presenteou o público com muitos filmes magníficos no tema, um dos mais…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
View Comments
eu adorava esse desenho , achava o máximo