O Último Desafio (The Last Stand – 2013)
Um chefão criminoso escapa da prisão e parte em uma fuga alucinante em direção ao México. Mas, antes disso, ele precisa passar pela cidade do Xerife Ray Owens (Arnold Schwarzenegger), que conta com a ajuda de uma equipe determinada a capturá-lo.
No espírito do clássico faroeste “High Noon”, esta pérola trouxe de volta ao cinema o carisma de Arnold Schwarzenegger, após seus anos como governador, vivendo um xerife idoso de uma pequena cidade tranquila que se recusa terminantemente à se curvar diante dos absurdos criminosos de um grupo de forasteiros.
O diapasão é despretensioso, cômico, terreno confortável para o veterano ator soltar suas tradicionais one-liners, acompanhado de um pequeno grupo de improváveis heróis, incluindo um combatente com estresse pós-traumático (Rodrigo Santoro) e um armamentista claramente insano (Johnny Knoxville). A direção do sul-coreano Kim Jee-won é genérica, mas não prejudica a experiência, até porque o roteiro de Andrew Knauer não pede a reinvenção da roda, emulando elementos do esquecido “Os Últimos Durões”, de Jeff Kanew.
Há problemas estruturais, como o próprio conceito de ameaça envolvendo a fuga do vilão no carro super potente, mas para fãs do cinema de ação oitentista, como eu, este filme é um prato cheio, com direito à uma simpática velhinha octogenária dignamente defendendo sua propriedade com um trabuco.
As sequências aceleradas empolgam pelo caráter mítico autoconsciente que a fotografia de Kim Ji-yong adota em momentos como a perseguição no deserto, inserindo a figura fisicamente imponente de Arnold como o símbolo de um tipo de pessoa cada vez mais raro no mundo, o indivíduo corajoso que enfrenta o problema ao invés de se esconder debaixo da cama, em suma, o tipo de herói que forjou o caráter da garotada que cresceu na década de 80.
“O Último Desafio” é a melhor produção desta fase recente do austro-americano, indicada para fãs e não-iniciados.
Cotação:
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…