O Dia da Ira (I Giorni Dell’ira – 1967)
Na cidade de Clifton, um homem pacato e menosprezado se torna discípulo de um experiente pistoleiro.
Um jovem e impulsivo órfão, vivido por Giuliano Gemma, vagava solitário pelo Velho Oeste selvagem, aceitando qualquer tipo de trabalho, sem nenhuma confiança ou amor próprio. Esvaziar baldes de esterco enquanto escutava o deboche alheio já havia se tornado praticamente uma rotina.
O seu caminho uma tarde se cruza com o do experiente pistoleiro Frank Talby, Lee Van Cleef, recém-saído do épico “Três Homens em Conflito” e prestes a encarar “Sabata”, que não somente o trata com dignidade, como o defende.
O tema “professor/aluno” foi muitas vezes abordado no gênero, como no excelente “Quando os Brutos se Defrontam”, de 1967, mas considero esta tentativa do diretor Tonino Valerii, de “Meu Nome é Ninguém”, a mais acertada.
Estruturalmente bastante simples, o roteiro utiliza os ensinamentos do pistoleiro como base. Dez lições que, como qualquer fã já pode imaginar, serão eventualmente utilizadas pelo aprendiz em combate contra o seu mestre, simbolizando o amadurecimento do jovem.
O duelo final é um dos mais emblemáticos na história do faroeste spaghetti, com o uso da empolgante trilha sonora de Riz Ortolani aliada aos sentimentos de ambos, que mesmo sabendo estarem em confronto mortal, ainda sentem resquícios da relação pai/filho que tinham.
A admiração entre ambos é latente, estabelecida com eficiência ao longo da trama e facilitada pela ótima química entre os dois protagonistas. Vale ressaltar também a bela fotografia de Enzo Serafin, que captura a essência primitiva do cenário.
* Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
O cinema já presenteou o público com muitos filmes magníficos no tema, um dos mais…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…