Críticas

Dica do DTC – “As Patricinhas de Beverly Hills”, de Amy Heckerling

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos. 

***

As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless – 1995)

Em Beverly Hills, uma adolescente, filha de um advogado muito rico, passa seu tempo em conversas fúteis e fazendo compras com amigas totalmente alienadas como ela. Mas a chegada do enteado de seu pai muda tudo, primeiro por ele criticá-la de não tomar conhecimento com o “mundo real” e em segundo lugar por ela descobrir que está apaixonada por ele.

Normalmente os filmes do gênero se focam nas aventuras dos rapazes, então é válido celebrar o esperto roteiro de Amy Heckerling, que emula a sensibilidade de John Hughes ao retratar as angústias adolescentes femininas.

O filme capta com perfeição a juventude consumista da década de 90. Alicia Silverstone encarna a alienação da geração que recebia todos os cartões de crédito, mas carecia da atenção de seus pais. Uma legião de zumbis que peregrinavam diariamente aos Shopping Centers, com trejeitos e expressões calculadas e padronizadas.

  • O filme está disponível no Telecine e na HBO Max.
Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Crítica de “A Graça”, de Paolo Sorrentino

A Graça (La Grazia - 2025) Um presidente (Toni Servillo) italiano viúvo enfrenta crises morais…

16 horas ago

Ótimas SÉRIES e MINISSÉRIES novas para você acompanhar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando ótimas séries e minisséries novas que estão na…

2 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

4 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

4 dias ago

Crítica de “Parque Lezama”, de Juan José Campanella

Parque Lezama (2026) O novo trabalho do competente diretor argentino Juan José Campanella, sobre a…

1 semana ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago