Napoleão (Napoleon – 2023)
As origens do comandante militar Napoleão (Joaquin Phoenix) e sua rápida ascensão. Uma visão através do prisma de seu relacionamento muitas vezes volátil com seu verdadeiro amor, Josephine (Vanessa Kirby).
O novo filme do diretor Ridley Scott é visualmente impecável, mas imperdoavelmente banal em suas escolhas narrativas, um problema grave que torna a experiência consideravelmente entediante para o público e pouco desafiadora para o elenco, que, basicamente, funciona em cena graças à credibilidade imposta pela qualidade dos figurinos.
O currículo do roteirista David Scarpa é duvidoso, o seu primeiro trabalho, “A Última Fortaleza” (2001), passou raspando na prova, já os seguintes, a fraquíssima refilmagem de “O Dia em Que a Terra Parou” (2008) e “Todo o Dinheiro do Mundo” (2017), que tinha potencial, mas carecia de personalidade, não tranquilizam ninguém.
A tarefa dele em “Napoleão” não era fácil, a trama não precisava ser fiel às páginas da História, as liberdades criativas são muito bem-vindas, por exemplo, quando servem para potencializar a imersão emocional, mas não é o que acontece neste projeto. A missão básica de uma obra é manter o interesse do público no conceito proposto, seja ele qual for, o resultado neste caso é um épico vazio, confuso, que agrada aos olhos e jamais toca o coração ou a mente.
É provável que a versão mais longa, que será disponibilizada em breve no streaming da Apple, resolva alguns problemas estruturais na execução, mas o difícil será convencer alguém a investir mais algumas preciosas horas em algo tão desinteressante. Um tremendo potencial desperdiçado.
Uma dica importante, caso você queira algo competente no tema, procure o excelente “Waterloo” (1970), dirigido pelo russo Sergei Bondarchuk.
Cotação:
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…