Críticas

Crítica de “Anatomia de Uma Queda”, de Justine Triet

Anatomia de Uma Queda (Anatomie d’une Chute – 2023)

Durante o último ano, Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã, e Samuel (Samuel Theis), seu marido francês, viveram juntos com Daniel (Milo Machado Graner), o filho de 11 anos do casal, em uma pequena e isolada cidade nos Alpes. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio, e Sandra se torna a principal suspeita.

“Anatomia de Uma Queda” é o trabalho mais competente da roteirista/diretora francesa Justine Triet até o momento, remetendo em espírito ao clássico (e muito superior) “Justice est Faite” (1950), de André Cayatte, até mesmo em sua opção pelo desfecho em aberto, elemento que pode incomodar boa parte do público.

A estrutura de filme de tribunal naturalmente prende a atenção, mas a longa duração da obra não se justifica.

A experiência sensorial se beneficiaria com uma edição mais firme, e, levando em conta a desajeitada inserção de uma passagem de tempo, que, em momento crítico para estabelecer a imersão, priva o público de um ano na vida dos personagens, o roteiro repete na segunda metade a mesma inconsistência do projeto anterior da diretora, “Sybil” (2019), quebrando o ritmo e conduzindo de forma sonâmbula o espectador até o desfecho.

O ponto alto é a atuação da alemã Sandra Hüller, o conceito simplesmente não funcionaria sem as nuances que ela entrega em todas as cenas.

Cotação:

  • O filme estreia nesta semana nas salas de cinema brasileiras.

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

48 minutos ago

Textos sobre filmes com PAUL NEWMAN

Na intenção de facilitar o garimpo cultural do público do “Devo Tudo ao Cinema”, decidi…

2 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

3 dias ago

Textos sobre filmes de FEDERICO FELLINI

Na intenção de facilitar o garimpo cultural do público do “Devo Tudo ao Cinema”, decidi…

1 semana ago

Crítica de “Dinheiro Suspeito”, de Joe Carnahan

Dinheiro Suspeito (The Rip - 2026) Um grupo de policiais de Miami descobre um esconderijo…

1 semana ago

Textos sobre filmes com CARY GRANT

Na intenção de facilitar o garimpo cultural do público do “Devo Tudo ao Cinema”, decidi…

1 semana ago