No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Relâmpago de Calor (Heat Lightning – 1934)
Esta joia pre-code infelizmente esquecida, adaptada da peça homônima de Leon Abrams e George Abbott, cativa o espectador desde os primeiros minutos.
No deserto de Mojave, Olga (Aline MacMahon) administra um posto de gasolina, uma lanchonete e um acampamento de automóveis com sua irmã mais nova, Myra (Ann Dvorak). A rotina entediante das irmãs na intensa solidão é alvo de piadas dos eventuais clientes, mas tudo muda quando, em óbvia alegoria, o roteiro insere o elemento da rebeldia social na figura de criminosos em fuga.
O sempre competente Mervyn LeRoy estabelece rapidamente a atmosfera de silencioso desespero, operando milagres com o perceptível baixo orçamento.
A trama é similar ao posterior e mais lembrado “A Floresta Petrificada” (1936), com Bette Davis, Humphrey Bogart e Leslie Howard, mas considero levemente superior exatamente por explorar sem travas morais situações que seriam descartadas após a aplicação do Código Hays. Não há demonstração de otimismo frágil, pouco convincente, ao final desta história.
Trailer:
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…