No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Morgiana (1972)
O rico pai de Klara e Viktoria falece e deixa a propriedade inteiramente para Klara. Com inveja do prestígio de sua irmã, inclusive de seus pretendentes, Viktoria logo decide envenená-la e garantir não só a herança como também uma posição.
O conjunto de obra do saudoso diretor tcheco Juraj Herz é fascinante, destaco o brilhante “O Cremador” (1969), pérolas como “A Bela e a Fera” (1978) e “Pasáz” (1997), mas hoje escolhi resgatar um trabalho que só melhora a cada revisão, “Morgiana” é capitaneado pela atuação da grande Iva Janžurová, que vive as duas irmãs neste conto gótico que adapta o livro “Jessie e Morgiana”, do russo Alexander Grin, banido à época por não promover o socialismo.
O clima da trama remete ao onírico com tintas fortes de “Valerie e a Semana das Maravilhas” (1970), de Jaromil Jireš, com utilização generosa na fotografia de lentes olho de peixe (representando o ponto de vista da gata de estimação que dá nome à obra) e ângulos distorcidos, que potencializam a atmosfera de sombrio conto de fadas do opulento cenário, uma mansão em estilo vitoriano.
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…