No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Sangue e Areia (Blood and Sand – 1941)
Juan (Tyrone Power), filho de um toureiro famoso, tenta recapturar a glória de sua família. Uma vez graduado com o nível máximo, o jovem logo se torna o maior toureiro da Espanha e retorna ao lar para casar com Carmen (Linda Darnell), sua paixão de infância. Mas quando Juan encontra Dona Sol (Rita Hayworth), uma linda e apaixonante aristocrata, ele sucumbe às tentações.
Este clássico merece ser redescoberto, principalmente pela deslumbrante fotografia em Technicolor de Ernest Palmer e Ray Rennahan, emoldurando a belíssima direção de arte de Richard Day, Joseph C. Wright e Thomas Little.
Um refinamento que trabalha a favor da narrativa, não é apenas um elemento estético, evidencia o estudo realizado na pré-produção sobre a arte dos mestres espanhóis Francisco de Goya e Diego Velázquez, no intuito de compor um conto trágico sobre sonho, desilusão, obsessão e fé.
A obra, assim como o original silencioso de 1922, com Rodolfo Valentino, adapta o livro homônimo de Vicente Blasco Ibáñez, com sua mensagem humanista antitouradas, criticando a postura de um público que se compraz com o sofrimento alheio, algo que, aliado à frequente utilização de temas cristãos no roteiro, convida o espectador a traçar um paralelo com o julgamento de Jesus.
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…