No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Alta Frequência (Frequency – 2000)
Numa noite rara de tempestade solar, o jovem policial John Sullivan (Jim Caviezel) encontra o aparelho de radioamador de seu falecido pai. Ao colocar o aparelho para funcionar, John é contatado por Frank (Dennis Quaid), um radioamador que, pelas conversas, parece estar vivendo no ano de 1969. O mais incrível acontece quando John percebe que aquele Frank é Frank Sullivan, seu pai. Atônito e emocionado, John tenta mudar o passado, avisando seu pai sobre o incidente que o eliminou.
Eu me recordo de alugar esta fita VHS e assistir ao filme durante uma tarde chuvosa, o conceito me remeteu à “Em Algum Lugar do Passado”, pela forma lúdica, inteligentemente delicada e terna, com que trabalhou o tema da viagem no tempo, uma tocante fábula que jamais receberia sinal verde nos doentios tempos atuais.
Um esforço criativo muito subestimado do diretor Gregory Hoblit, que tomou contato com o roteiro quando ainda estava se recuperando psicologicamente do falecimento do pai. Não é difícil entender o impacto do projeto em sua vida, poucas histórias encontraram maneiras mais lindas de explorar a importância da figura paterna na formação de uma criança.
A fascinante parceria que se estabelece entre pai e filho na subtrama da investigação policial abre possibilidades de reconfiguração do passado, um recurso que é utilizado sabiamente sem amarras lógicas, afinal, a proposta não é entregar uma engenhosa ficção científica, o foco está na bonita mensagem: o valor de uma família alicerçada no respeito e no amor.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
O cinema já presenteou o público com muitos filmes magníficos no tema, um dos mais…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…