No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Ajuste Final (Miller’s Crossing – 1990)
Leo (Albert Finney) é um velho gangster irlandês e tem Tom Reagan (Gabriel Byrne) por seu braço-direito. Mas o império criminal começa a ruir ao descobrir que Tom está envolvido com a sua mulher (Marcia Gay Harden). Porém, ele vai tentar evitar uma guerra contra a gangue de Johnny Caspar (Jon Polito).
Quando você lê os clássicos policiais de Dashiell Hammett, Raymond Chandler e James M. Cain, percebe rapidamente que a essência de cada autor é bastante diferente, não apenas o estilo da escrita, algo que se perdeu nas celebradas adaptações de suas obras para o cinema na década de 40, o processo mental do detetive, os procedimentos da investigação, elementos que foram considerados uma gordura desnecessária na fórmula da Hollywood da época, substituídos por uma padronização estilizada (que viria a ser reconhecida como Noir), dando uma impressão equivocada de que era tudo a mesma coisa.
Os Irmãos Coen, conscientes desta realidade, como apreciadores da literatura pulp, decidiram focar neste material usualmente ignorado, “Ajuste Final”, apesar de ser uma história original, honra com excelência o legado destes grandes autores (sendo mais específico, há muito de “Safra Vermelha”, de Hammett, no conceito da trama), tendo no personagem vivido com a competência de sempre por Gabriel Byrne várias características de Sam Spade e Philip Marlowe.
O filme explora com afiada ironia a inerente corrupção das instituições, a frágil teatralidade, o caos da natureza humana, deixando o público mais atento em dúvida sobre a postura do protagonista até o último segundo, uma atitude serpentina que é personificada na figura de Bernie, vivido brilhantemente por John Turturro.
Trilha sonora composta por Carter Burwell:
Trailer original:
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…