Críticas

Dica do DTC – “Aquário”, de Andrea Arnold

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Aquário (Fish Tank – 2009)

A vida de Mia (Katie Jarvis), uma adolescente rebelde de 15 anos de idade, muda com a chegada do namorado (Michael Fassbender) da mãe (Kierston Wareing), que apoia a decisão da menina de seguir o seu sonho de ser dançarina.

A roteirista/diretora britânica Andrea Arnold pode ter se perdido um pouco no ativismo ideológico em suas últimas produções, mas se mostrava afinadíssima nos primeiros projetos, especialmente neste “Aquário”, um drama que verdadeiramente prende sua atenção do início ao fim.

Há uma alegoria simples, mas muito inteligente, envolvendo um cavalo que é cuidado por um jovem. Mia frequentemente tenta soltar o animal da corrente, algo que inicialmente irrita o dono. Ela enxerga a vida com a ingenuidade típica da idade, acredita que a rotina na natureza (leia-se, uma existência livre de amarras) é tranquila, que o pássaro criado em cativeiro consegue sobreviver um dia sem ser atacado por seu predador.

Ao longo da trama, a personagem vai aprendendo na prática que a jornada desregrada e irresponsável de sua mãe não é mentalmente saudável. Mia, após treinar muito e depositar todas as suas esperanças no sonho artístico da dança, acaba descobrindo que o teste era apenas uma isca para a exploração de seu corpo em um palco de entretenimento adulto. O mundo não é justo, não é puro e honesto. Sem travas morais, o caminho leva sempre ao mal.

  • Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.
Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Crítica de “27 Noites”, de Daniel Hendler

27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…

2 dias ago

Dica do DTC – “O Verão de Picasso”, de Robert Sallin

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

2 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

5 dias ago

Teste: Qual filme você identifica primeiro na imagem?

Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…

5 dias ago

Dica do DTC – “Sherlock Holmes – O Mistério do Forte Vermelho”

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

7 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago