Críticas

Dica do DTC – “O Serviço de Entregas da Kiki”, de Hayao Miyazaki

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

O Serviço de Entregas da Kiki (Majo no Takkyūbin – 1989)

Nesta animação, uma jovem bruxa se afasta de sua família para praticar sua feitiçaria. Mas logo ela percebe que fazer novos amigos pode ser difícil.

Eu recomendo do fundo do coração que você, que sofre com os intensamente doentios tempos atuais, busque imediatamente a experiência sensorial que esta obra proporciona. Rever após vários anos este clássico do mestre Hayao Miyazaki para a preparação deste texto foi algo verdadeiramente terapêutico.

Ao final da sessão, bate uma reconfortante ponta de doce saudade, pensar que a sociedade já foi capaz de criar arte neste nível de pureza, delicadeza, profundamente inteligente e que respeitava o seu público-alvo, resgatando a criança interna dos adultos com rara sensibilidade. Não faz tanto tempo assim, mas, aos 41 anos de idade, creio que talvez não vá viver tempo suficiente para aproveitar o futuro retorno desta elegância, quando da terra voltar a brotar material humano desta grandeza.

Eu espero sinceramente estar errado, mas a geração que desperta agora só me traz medo, pena, tristeza. Que estas palavras sejam como as linhas tremidas na carta de alguma garrafa no oceano de sonhos, que os filhos do amanhã não cometam os mesmos erros, que, como sempre repito, honrem o sapiens que sucede o homo.

Um elemento na trama da animação que sempre me comove, até pela sutileza com que é trabalhado, o momento em que a menina percebe que não consegue mais escutar a voz do seu querido gatinho, apenas os seus miados. As suas aventuras ao se afastar da idílica vida infantil protegida pelos pais trazem o inevitável amadurecimento psicológico. Todo mundo consegue se identificar rapidamente com esta sensação, aquele minuto perdido em alguma manhã de sua memória em que suas fantasias se entregam definitivamente ao peso da dura realidade.

“O Serviço de Entregas da Kiki” é um encanto do início ao fim, um tesouro do estúdio Ghibli que é enriquecido a cada revisão.

  • O filme atualmente está disponível na NETFLIX.

Trilha sonora composta por Joe Hisaishi:

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

3 dias ago

Crítica de “27 Noites”, de Daniel Hendler

27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…

7 dias ago

Dica do DTC – “O Verão de Picasso”, de Robert Sallin

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

7 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

Teste: Qual filme você identifica primeiro na imagem?

Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…

1 semana ago

Dica do DTC – “Sherlock Holmes – O Mistério do Forte Vermelho”

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

2 semanas ago