No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
O Duelo (Davitelj protiv davitelja – 1984)
Um vendedor (Taško Načić) de flores com problemas mentais começa a eliminar jovens garotas nas ruas de Belgrado. Enquanto o inspetor (Nikola Simić) de polícia frustrado tenta detê-lo, um aspirante a músico (Srđan Šaper) descobre que sua vida e trabalho estão profundamente interligados aos de um assassino.
Esta pérola cômica do cinema iugoslavo brinca de forma inteligente com convenções do terror e do suspense, homenageando “Psicose”, de Hitchcock, “Quanto Mais Quente Melhor”, de Billy Wilder, “A Pantera Cor-de-Rosa”, de Blake Edwards e “O Homem Que Odiava as Mulheres”, de Richard Fleischer, entre outros, uma deliciosa experiência para cinéfilos criteriosos e que levam a sério esta arte.
O roteirista/diretor Slobodan Šijan é o mesmo do excelente “A Família Maratona” (1982), um tesouro do humor negro que o público brasileiro desconhece, ele também comandou “Como Fui Sistematicamente Arruinado Por Um Idiota” (1983), comédia em que critica abertamente o marxismo, e o ótimo “Quem Está Cantando Aí?” (1980).
Neste “O Duelo”, um dos pontos mais engraçados é o conceito de que o povo da cidade inconscientemente deseja que ela se torne mais reconhecida através dos crimes de um serial killer amplamente divulgado na TV. Todos os absurdos partem desta patética realidade, possibilitando uma sequência de situações engraçadíssimas.
O desfecho, cheio de reviravoltas, é verdadeiramente brilhante.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
O cinema já presenteou o público com muitos filmes magníficos no tema, um dos mais…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…