Críticas

Dica do DTC – “O Mundo de Buster”, de Bille August

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

O Mundo de Buster (Busters Verden – 1984)

O filme conta a história de Buster (Mads Bugge Andersen), um jovem aspirante a mágico que enfrenta os desafios da vida, incluindo bullying na escola e responsabilidades em casa. Buster, com seus pés no chão e imaginação fértil, lida com estas situações de forma criativa e otimista.

O diretor dinamarquês Bille August, de ótimos filmes como “A Casa dos Espíritos” (1993), “Pelle, o Conquistador” (1987), “As Melhores Intenções” (1992) e “Um Homem de Sorte” (2018), estava começando sua carreira quando comandou esta adaptação da peça infantil do autor Bjarne Reuter.

O sensível projeto televisivo em seis episódios foi editado para um lançamento internacional nas salas de cinema, escolha acertada, o longa saiu premiado do Festival de Berlim, apresentando ao mundo o talento do diretor, abrindo as portas para que sua carreira engrenasse nos anos seguintes.

A obra te encanta já nos primeiros minutos, há uma atmosfera onírica que remete diretamente à fase mágica da vida em que a ternura ainda subjugava o cinismo. Eu acho linda a maneira que o roteiro trabalha a relação entre o menino e a idosa Sra. Larsen, apesar de claramente ter seu desenvolvimento reduzido no corte para cinema.

Na cena em que ela é levada para o hospital, um momento simples e bonito, a amiga intensamente fragilizada, consciente da pureza preciosa do garoto e da importância de proteger seu psicológico, pede a ele para seguir vivendo plenamente seu sonho. Ela sabe que a imaginação fértil dele será fundamental para que aguente as pressões do mundo e os problemas de sua família.

Não há mais projetos culturais direcionados ao público infantil com este nível de qualidade, elegância e respeito.

  • Você encontra o filme garimpando na internet.
Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 dia ago

Crítica de “27 Noites”, de Daniel Hendler

27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…

5 dias ago

Dica do DTC – “O Verão de Picasso”, de Robert Sallin

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

5 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

Teste: Qual filme você identifica primeiro na imagem?

Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…

1 semana ago

Dica do DTC – “Sherlock Holmes – O Mistério do Forte Vermelho”

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

1 semana ago