No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
A Testemunha (A Tanú – 1969)
Comédia de sátira política húngara sobre József Pelikán (Ferenc Kállai), um simples guardião de dique que é apanhado a abater ilegalmente o seu porco durante o regime stalinista de Mátyás Rákosi. Em vez de ser punido, ele é promovido a um cargo de elite e, posteriormente, pressionado a cometer um falso testemunho num julgamento simulado.
“Não chame isso de limão, camarada. É uma laranja húngara.”
Se você precisa de algum estímulo especial para buscar esta obra, saiba que ela foi banida à época pelo partido comunista. Após a sua liberação, na década seguinte, ela foi abraçada carinhosamente pelo público do país, que adorou a forma como o roteiro explorava comicamente os absurdos cometidos durante aquele período sombrio.
O triste ponto, ainda que curioso, é que, apesar de ser melhor absorvida pelo povo húngaro, a história infelizmente é de apelo universal, várias das situações mostradas são facilmente identificáveis em qualquer nação que tenha sido arrasada nos níveis ideológicos e financeiros pelo sistema socialista.
Uma pérola que merece ser redescoberta.
Trailer:
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…