Provoked – Desejo de Liberdade (Provoked: A True Story – 2006)
Uma bola de neve de tragédias vai acertar em cheio a vida de Kiranjit Ahluwalia. Ao se casar com Deepak, ela imagina ter encontrado o homem de sua vida. Mas ele, aos poucos, começa a mudar de comportamento, dedicando-se à bebida e outras mulheres. Não demora para começar a espancar a esposa, que acaba por matá-lo. Acusada de ter premeditado o crime, ela terá de recorrer para provar inocência.
Dirigido pelo indiano Jagmohan Mundhra, do ótimo “Bawandar” (2000), o roteiro carrega no melodrama para contar a história real da jovem Kiranjit, vivida pela belíssima Aishwarya Rai, acusada de assassinar o marido agressor, vivido por Naveen Andrews (mais conhecido hoje pela série “Sense8”), que extravasava sua insegurança e suas frustrações em espancamentos diários, sentindo-se totalmente seguro em sua cultura machista que garantia a impunidade.
Como todo covarde, ele é emocionalmente infantilizado, alguém que se revolta por não encontrar na esposa uma figura materna que esteja disponível a todo momento, pronta para satisfazer todos os seus anseios.
O filme tem problemas estruturais, mas compensa tudo com a entrega pungente da protagonista e, principalmente, com a importância do tema.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…