“A Batalha do Neretva”, “Meus Braços Te Esperam” e “Provoked – Desejo de Liberdade”

0

image w1280 - "A Batalha do Neretva", "Meus Braços Te Esperam" e "Provoked - Desejo de Liberdade"

A Batalha do Neretva (Bitka na Neretvi – 1969)

Em janeiro de 1943, o exército alemão, com receio da invasão dos aliados nos Balcãs, lançou uma ofensiva contra os partisans iugoslavos ao oeste da Bósnia. O único caminho de fuga para as forças partisans e milhares de refugiados era uma ponte sobre o rio Neretva.

Dirigido por Veljko Bulajić, uma das produções mais caras já feitas na antiga Iugoslávia, doze milhões de dólares, dezesseis meses de filmagem, dez mil soldados participando como figurantes e um elenco de peso, com destaque para Yul Brynner, Orson Welles, Sergei Bondarchuk (o respeitado diretor russo), Kurt Jurgens e Franco Nero, a versão que está sendo lançada em DVD é a original, sem cortes, uma pérola épica bastante fiel às páginas da História, ainda que compreensivelmente panfletário, e que merece ser redescoberta. O roteiro ganha pontos por mostrar a participação ativa das mulheres no conflito, algo raro no gênero quando trabalhado pelo cinema hollywoodiano, e por humanizar os dois lados da batalha, evidenciando que não existem heróis na desumanidade de uma guerra. As sequências de ação são primorosas, aproveitando bem os planos abertos. Um detalhe curioso, o pôster do filme foi pintado por Pablo Picasso, que não cobrou pelo serviço, pedindo apenas garrafas do melhor vinho local. É, sem dúvida, uma das obras mais importantes já feitas sobre a Segunda Guerra Mundial.

dorisa 1984800b - "A Batalha do Neretva", "Meus Braços Te Esperam" e "Provoked - Desejo de Liberdade"

Meus Braços te Esperam (On Moonlight Bay – 1951)

Marjorie (Doris Day) é uma jovem romantica e sonhadora, que após mudar-se com a família para uma cidade pequena acaba se apaixonando pelo belo vizinho Bill (Gordon MacRae). Seu pai não aprova o namoro dos dois e torna-se um grande obstáculo para sua paixão.

Musical delicioso protagonizado por Doris Day e Gordon MacRae, dirigido por Roy Del Ruth, produzido em technicolor pela Warner, aproveitando a química lucrativa da dupla em um cenário de pura nostalgia, uma pequena cidade norte-americana quase onírica, clima captado com perfeição, elemento que remete imediatamente à “Agora Seremos Felizes” (de Vincente Minnelli), terreno fértil para o humor encantador (e eficiente ainda hoje) da bela e doce loirinha, em um de seus melhores projetos. Há uma curiosa inserção em preto e branco no segundo ato, seguida por uma hilária sequência de sonho, toques inesperados que elevam a qualidade, especialmente considerando a pouca ousadia dos seus similares à época. Na trilha sonora, destaco a emocionante “Till We Meet Again”.

maxresdefault 1 - "A Batalha do Neretva", "Meus Braços Te Esperam" e "Provoked - Desejo de Liberdade"

Provoked – Desejo de Liberdade (Provoked: A True Story – 2006)

Uma bola de neve de tragédias vai acertar em cheio a vida de Kiranjit Ahluwalia. Ao se casar com Deepak, ela imagina ter encontrado o homem de sua vida. Mas ele, aos poucos, começa a mudar de comportamento, dedicando-se à bebida e outras mulheres. Não demora para começar a espancar a esposa, que acaba por matá-lo. Acusada de ter premeditado o crime, ela terá de recorrer à ajuda de uma Ong especializada em vítimas de violência doméstica para provar inocência.

Dirigido pelo indiano Jagmohan Mundhra, do ótimo “Bawandar” (2000), o roteiro carrega no melodrama para contar a história real da jovem Kiranjit, vivida pela belíssima Aishwarya Rai, acusada de assassinar o marido agressor, vivido por Naveen Andrews (mais conhecido hoje pela série “Sense8”), que extravasava sua insegurança e suas frustrações em espancamentos diários, sentindo-se totalmente seguro em sua cultura machista que garantia a impunidade. Como todo covarde, ele é emocionalmente infantilizado, alguém que se revolta por não encontrar na esposa uma figura materna que esteja disponível a todo momento, pronta para satisfazer todos os seus anseios. O filme tem problemas estruturais, mas compensa tudo com a entrega pungente da protagonista e, principalmente, com a importância do tema.

a batalha do neretva dvd yul brynner franco nero D NQ NP 907023 MLB26952198733 032018 F - "A Batalha do Neretva", "Meus Braços Te Esperam" e "Provoked - Desejo de Liberdade"

  • Os filmes estão sendo lançados em DVD pela distribuidora “Studio Classic Filmes”. 

RECOMENDAMOS


Octavio Caruso
Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here