O Capanga de Hitler (Hitler’s Madman – 1943)
O filme conta a história da eliminação de Reinhard Heydrich, comandante nazista, por rebeldes tchecos. Depois, houve a represália ao povo da Tchecoslováquia pelos nazistas, dizimando a cidade de Lídice.
Neste filme testemunhamos o primeiro trabalho de Douglas Sirk no cinema americano, com perceptível inspiração em Sergei Eisenstein e já mostrando muita coragem ao se impor em uma indústria diferente, além de traços narrativos recorrentes em sua filmografia, como o conflito entre as tradições e o novo regime totalitário.
Trata-se de mais uma eficiente peça de propaganda, rodada em uma semana, mas com mais refinamento que a maioria que era produzida no período. O desfecho, em que o povo da cidade dizimada pelos nazistas clama diretamente ao público por um revide ideológico, ressalta a importância histórica da obra. Vale destacar a presença competente da bela Patricia Morison.
Como ponto alto, a excelente atuação de John Carradine, como Reinhard Heydrich, organizador da Conferência de Wannsee, em 1941, que resultou na aprovação da monstruosa “solução final para os judeus”: o Holocausto. O roteiro evita a estratégia comum de buscar a empatia do público por um monstro das páginas históricas, inserindo-o em um contexto íntimo e ordinário, preferindo realçá-lo com tintas fortes.
Em sua interpretação, vemos o retrato de um sistema condenado, em que os homens devoravam a si mesmos, enquanto tentavam destruir a sociedade.
* Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.
Parque Lezama (2026) O novo trabalho do competente diretor argentino Juan José Campanella, sobre a…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
O conjunto de obra da saudosa atriz/cantora espanhola Sara Montiel (nome artístico de María Antonia…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Columbo (1971-1978) A trama segue o tenente Columbo (Peter Falk), de Los Angeles, desleixado, mas…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…