Críticas

Dica do DTC – “Atrapalhando a Suate”, de Dedé Santana e Victor Lustosa

Atrapalhando a Suate (1983)

Os amigos Dedé, Mussum e Zacarias integram a Suate, uma força especial de proteção ao cidadão, mas armam mais confusão do que solucionam os problemas.

Helicópteros, lanchas, embaixadinhas com granada, grandes números de dança em externa, a equipe do projeto não poupou despesas e deixou a criatividade voar alto nesta produção, em alguns momentos a comicidade remete às tiradas surrealistas de Richard Lester com os Beatles.

O desafio foi o combustível, já que este foi o trabalho de Dedé, Mussum e Zacarias, sem a presença de Renato Aragão, o primeiro fruto da produtora que eles criaram, a DeMuZa, junto com a J.B. Tanko Filmes. A separação do grupo movimentou as manchetes da época, foi um baque tremendo para a criançada.

A trama é, por vezes, confusa, sinal claro do interesse em tentar tudo, lançar mão de todas as boas ideias que surgissem, mas o carisma imbatível do trio e a beleza da Julie Andrews brasileira, Lucinha Lins, garantem a atenção até mesmo nos segmentos mais problemáticos. O sangue nos olhos é perceptível, todos estavam extraindo o máximo possível de cada situação, Dino Santana, vivendo o líder dos bandidos, opta por se debruçar nos clichês, compondo uma caricatura divertidíssima dos vilões megalomaníacos que o 007 do período, Roger Moore, enfrentava nas salas de cinema.

Aliás, vale citar uma curiosidade referente à franquia do espião britânico: no mesmo ano, ele também protagonizava uma disputa artística, Moore com “007 Contra Octopussy”, Connery com “007 – Nunca Mais Outra Vez”. Lá fora, o público recebeu bem os dois esforços, mas, no Brasil, “Atrapalhando a Suate” e “O Trapalhão na Arca de Noé” (com Renato Aragão) amargaram fracos desempenhos nas bilheterias.

  • Você encontra facilmente o filme garimpando na internet.
Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Crítica de “Três Vezes Adeus”, de Isabel Coixet

Três Vezes Adeus (Tre Ciotole - 2025) Após uma discussão aparentemente trivial, Marta (Alba Rohrwacher)…

1 dia ago

Rebobinando o VHS – “Terror em Chicago”, de Roger J. Barski

CLIQUE AQUI PARA LER TODOS OS TEXTOS DA SÉRIE "REBOBINANDO O VHS". Terror em Chicago…

2 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

4 dias ago

Os MELHORES filmes com a atriz espanhola LOLA FLORES

A saudosa Lola Flores (Maria de Los Dolores Flores Ruiz), atriz, bailarina de flamenco e…

4 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na PRIME VIDEO

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

Dica do DTC – “Fanchon the Cricket”, com MARY PICKFORD

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

1 semana ago