6 Balas (Six Bullets – 2012)
Após uma falha grave em missão de resgate, o mercenário Samson Gália (Jean-Claude Van Damme) decide abandonar tudo, até ser chamado para uma última missão cujo objetivo é resgatar a filha (Charlotte Beaumont) de um lutador (Joe Flanigan) de MMA muito conhecido.
Jean-Claude Van Damme é intensamente carismático, além de ser um ator muito competente e ousado, ele verdadeiramente aprecia desafios, ajudou a levar para Hollywood vários diretores talentosos, como John Woo, Tsui Hark e Ringo Lam, algo que imediatamente o diferencia de seus colegas, um comprometimento artístico que, com certeza, prejudicou seu caminho na indústria.
Infelizmente ainda é visto por muitos com preconceito, principalmente na crítica, o mais comum é ler textos preguiçosos de veículos grandes sobre filmes protagonizados por ele, e, na maior parte das vezes, fica óbvio que o profissional nem assistiu ao filme em questão. Se você buscar com carinho suas obras pós-2000, vai se surpreender várias vezes, os orçamentos podem ser irrisórios, mas as histórias e a entrega do ator trazem um frescor que dificilmente irá encontrar nos projetos de outros astros da ação.
Nesta safra mais recente, destaco os 3 filmes de sua parceria com o diretor ucraniano Ernie Barbarash, “Jogos Letais” (2011), o ótimo “Osso Duro” (2015) e, principalmente, “6 Balas” (2012), que me recordo de ter assistido na época duas vezes na mesma tarde. O roteiro, de Chad e Evan Law, pega uma ideia simples, envolvendo tráfico humano, algo que poderia ser resolvido de forma banal com pura violência, injeta uma dose absurda de tensão e agrega camadas psicológicas de culpa no protagonista. Outro ponto que merece ser destacado é que o filme não teme tocar no aspecto mais sombrio da história e se manter lá, dando um abraço generoso no gore.
Ao enriquecer o conto clássico de vingança com o desenvolvimento humano de confiança na relação pai e filho (aliás, vale ressaltar que o jovem é vivido por Kris Van Damme, filho do ator), a trama transcende a catarse provocada pelas sequências agitadas, podemos nos conectar com a dor transmitida nas cenas em que o homem, assombrado pela imagem das crianças que não conseguiu salvar, busca coragem no álcool para dar fim à própria vida. Há reviravoltas engenhosas, como a subtrama envolvendo uma das escravas do chefão do esquema, aparentemente fria e resignada pelo tempo de submissão, mas que se afeiçoa pela menina raptada.
A bela filha do ator, Bianca Bree, vive a jovem encarregada de selecionar os potenciais alvos da quadrilha, um papel pequeno, mas seu desempenho é acima da média.
“6 Balas” é um FILMAÇO que os fãs do gênero precisam conhecer!
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…