No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Ratos e Homens (Of Mice and Men – 1992)
Ambientado nos anos difíceis da depressão americana de 1930, dois amigos, George (Gary Sinise) e Leenie (John Malkovich), na procura de trabalho, acabam chegando a uma fazenda na Califórnia. George é o líder e o único que pode controlar a incrível força física de Lennie, um doente mental de bom coração. Eles acabam conseguindo emprego e moradia, mas tem de enfrentar a arrogância do filho (Casey Siemaszko) do dono e as investidas de sua bela mulher (Sherilyn Fenn).
Gary Sinise é um dos melhores atores de sua geração, um artista de bom caráter que verdadeiramente zela pelo seu talento, priorizando qualidade em suas escolhas, e, com “Ratos e Homens”, adaptação da obra homônima curta e poderosa de John Steinbeck, ele comprova sua competência também na direção, com total controle criativo, uma pérola injustamente pouco lembrada, que conta também com a atuação magistral de John Malkovich, um resultado superior em todos os aspectos à versão dirigida por Lewis Milestone em 1939, protagonizada por Burgess Meredith e Lon Chaney Jr., que recebeu no Brasil o equivocado título: “Carícia Fatal”.
Um dos méritos do filme é sua respeitosa fidelidade em letra e espírito ao livro original, o roteirista Horton Foote (responsável pela adaptação de “O Sol é Para Todos”, de Robert Mulligan) consegue transmitir a mensagem de lealdade e amizade, entregando o mesmo impacto emocional do inesquecível desfecho literário.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
O cinema já presenteou o público com muitos filmes magníficos no tema, um dos mais…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…