No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Ratos e Homens (Of Mice and Men – 1992)

Ambientado nos anos difíceis da depressão americana de 1930, dois amigos, George (Gary Sinise) e Leenie (John Malkovich), na procura de trabalho, acabam chegando a uma fazenda na Califórnia. George é o líder e o único que pode controlar a incrível força física de Lennie, um doente mental de bom coração. Eles acabam conseguindo emprego e moradia, mas tem de enfrentar a arrogância do filho (Casey Siemaszko) do dono e as investidas de sua bela mulher (Sherilyn Fenn).

Gary Sinise é um dos melhores atores de sua geração, um artista de bom caráter que verdadeiramente zela pelo seu talento, priorizando qualidade em suas escolhas, e, com “Ratos e Homens”, adaptação da obra homônima curta e poderosa de John Steinbeck, ele comprova sua competência também na direção, com total controle criativo, uma pérola injustamente pouco lembrada, que conta também com a atuação magistral de John Malkovich, um resultado superior em todos os aspectos à versão dirigida por Lewis Milestone em 1939, protagonizada por Burgess Meredith e Lon Chaney Jr., que recebeu no Brasil o equivocado título: “Carícia Fatal”.

Um dos méritos do filme é sua respeitosa fidelidade em letra e espírito ao livro original, o roteirista Horton Foote (responsável pela adaptação de “O Sol é Para Todos”, de Robert Mulligan) consegue transmitir a mensagem de lealdade e amizade, entregando o mesmo impacto emocional do inesquecível desfecho literário.

  • Você encontra o filme em DVD e, claro, garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui