Críticas

Dica do DTC – “Filhos e Amantes”, de Jack Cardiff

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Filhos e Amantes (Sons and Lovers – 1960)

Quando se é jovem, as possibilidades tendem a ser limitadas pelos receios dos mais experientes. O mundo ainda é um vasto campo que clama por exploração, com alguns obstáculos que devem ser superados e até mesmo algumas quedas que não devem ser evitadas.

Paul (Dean Stockwell) deseja ter seu talento como artista reconhecido, porém vive em um ambiente de ambições muito mais modestas. O seu rude pai, vivido por Trevor Howard, enxerga apenas riscos no desenho de seu filho, um desperdício de papel e duas mãos a menos a lhe auxiliar no trabalho nas minas de carvão.

Aquele rosto coberto pela fuligem que o jovem retrata em seu trabalho, símbolo do homem que se esconde por trás do suor e dos ímpetos de violência contra sua amada mãe, excelente interpretação de Wendy Hiller, um ser que o filho desconhece, amante do álcool e da autocomiseração. A vida do garoto muda quando recebe a oportunidade de vivenciar seu sonho na cidade grande, tornar-se aquele homem que já era, mas não acreditava ser. O amor pela mãe e o afeto por uma jovem (Heather Sears) colocam em dúvida seu destino.

Adaptado do livro de D.H. Lawrence, esta produção transborda requinte em sua bela fotografia em preto e branco, de Freddie Francis. A direção do inglês Jack Cardiff (um fotógrafo excepcional, mas um diretor limitado, que terminaria sua carreira realizando obras ruins como o terror “Estranhas Mutações”, em 1974) é elegante e objetiva, sem nunca querer aparecer mais que sua matéria-prima.

  • Adquira o filme em DVD na loja da distribuidora Classicline, clicando AQUI.
Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Crítica de “Dia D”, de Steven Spielberg

Dia D (Disclosure Day - 2026) Se você descobrisse que não estamos sozinhos, se alguém…

11 horas ago

Dica do DTC – “Manchada Pelo Destino”, de Emilio Fernández

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

3 dias ago

Crítica de “Mestres do Universo”, de Travis Knight

Mestres do Universo (Masters of the Universe - 2026) O Príncipe Adam (Nicholas Galitzine) caiu…

5 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na PRIME VIDEO

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

Crítica de “Olhe o Mar”, de Emmanuel Poulain-Arnaud

Olhe o Mar (Regarde - 2025) Pais (Audrey Fleurot e Dany Boon) divorciados e brigados…

1 semana ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago