No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Numa Noite… Um Jantar (Metti, Una Sera a Cena – 1969)
Um autor (Jean-Louis Trintignant) de pensamento liberal observa sua esposa (Florinda Bolkan) enquanto ela tenta seduzir seu melhor amigo (Tony Musante) em um jantar.
Giuseppe Patroni Giffen (da pérola “Divina Criatura”, de 1975) adapta a sua peça homônima, com a ajuda de um jovem Dario Argento no roteiro, além da fotografia plena em criatividade de Tonino Delli Colli e, como se já não fosse bastante, a obra ainda é enriquecida pela linda trilha sonora do saudoso mestre Ennio Morricone.
O filme, que foi indicado à Palma de Ouro em Cannes, hoje foi injustamente esquecido, principalmente no Brasil, apesar de ter sido protagonizado pela belíssima cearense Florinda Bolkan, que domina a cena em um de seus momentos mais inspirados, atuação que, vale ressaltar, foi premiada pela indústria italiana nos prestigiados David di Donatello e Grolla d’oro.
Tema musical composto por Ennio Morricone:
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…