Listas

Os 4 MELHORES filmes do diretor PIERRE GRANIER-DEFERRE

O conjunto de obra do saudoso diretor francês Pierre Granier-Deferre, injustamente pouco lembrado até pelos cinéfilos mais dedicados, impressiona pelo altíssimo nível de qualidade, mas selecionei 4 trabalhos que só melhoram em revisão.

Como você encontra estes filmes? O primeiro passo fundamental é PROCURAR. Se você já pensou em deixar esta pergunta nos comentários da postagem sem antes digitar o título desejado no Google, faz-se preciso reconhecer, não há um genuíno interesse, mesmo que eu te oferecesse o filme embalado com laço de fita, você jogaria ele numa estante qualquer onde acumularia pó.

Aos cinéfilos dedicados e proativos, uma dica, alguns foram lançados em DVD. E, creia-me, TODOS são encontrados facilmente garimpando na internet.

Vale ressaltar que os títulos não estão listados em ordem de preferência.

O ÚLTIMO TREM (Le Train – 1973)

No início da Segunda Guerra, enquanto os alemães invadiam a França ao norte, muitas pessoas tinham razões para acreditar que os intrusos seriam implacáveis com os franceses, e por isso houve uma migração em massa para o sul. Quando Julien Maroyeur (Jean-Louis Trintignant) é separado de sua esposa e da filha durante a fuga, ele deixa que a judia Anna Kupfer (Romy Schneider) finja sê-la para escapar da perseguição. Ao passo que a encenação continua, eles começam a se apegar um ao outro, e acabam surpreendidos quando a verdadeira mulher de Meyereu ressurge. O roteiro adapta o livro homônimo de Georges Simenon.

O GATO (Le Chat – 1971)

Neste pungente drama, Jean Gabin e Simone Signoret vivem um casal que luta para manter o afeto um pelo outro em seu casamento agora estagnado. Adaptação do livro homônimo de Georges Simenon.

UM ESTRANHO CASO (Une étrange affaire – 1981)

Louis Coline (Gérard Lanvin) auxilia o chefe de publicidade de uma loja de departamentos em declínio. Quando o novo chefe, Bertrand Malair (Michel Piccoli), chega para reerguer a loja, Louis teme por seu emprego; mas Bertrand, com seu contador Paul (Jean-François Balmer) e seu faz-tudo François (Jean-Pierre Kalfon), convida Louis para um círculo íntimo de longas horas de trabalho. Adaptação do livro “Affaires Étrangères”, de Jean-Marc Roberts.

ADEUS, BRUTO (Adieu poulet – 1975)

Em plena campanha eleitoral, no decorrer de uma discussão entre coladores de cartazes, um inspetor e um jovem são friamente eliminados pelo capanga do candidato Pierre Lardatte (Victor Lanoux), defensor da ordem e da moral. O delegado Verjeat (Lino Ventura) e o inspetor Lefèvre (Patrick Dewaere) são encarregados da investigação. Adaptação do livro homônimo de Raf Vallet.

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

Crítica de “27 Noites”, de Daniel Hendler

27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…

2 dias ago

Dica do DTC – “O Verão de Picasso”, de Robert Sallin

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

2 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

5 dias ago

Teste: Qual filme você identifica primeiro na imagem?

Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…

5 dias ago

Dica do DTC – “Sherlock Holmes – O Mistério do Forte Vermelho”

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

7 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago