O conjunto de obra do saudoso diretor francês Pierre Granier-Deferre, injustamente pouco lembrado até pelos cinéfilos mais dedicados, impressiona pelo altíssimo nível de qualidade, mas selecionei 4 trabalhos que só melhoram em revisão.
Como você encontra estes filmes? O primeiro passo fundamental é PROCURAR. Se você já pensou em deixar esta pergunta nos comentários da postagem sem antes digitar o título desejado no Google, faz-se preciso reconhecer, não há um genuíno interesse, mesmo que eu te oferecesse o filme embalado com laço de fita, você jogaria ele numa estante qualquer onde acumularia pó.
Aos cinéfilos dedicados e proativos, uma dica, alguns foram lançados em DVD. E, creia-me, TODOS são encontrados facilmente garimpando na internet.
Vale ressaltar que os títulos não estão listados em ordem de preferência.
O ÚLTIMO TREM (Le Train – 1973)
No início da Segunda Guerra, enquanto os alemães invadiam a França ao norte, muitas pessoas tinham razões para acreditar que os intrusos seriam implacáveis com os franceses, e por isso houve uma migração em massa para o sul. Quando Julien Maroyeur (Jean-Louis Trintignant) é separado de sua esposa e da filha durante a fuga, ele deixa que a judia Anna Kupfer (Romy Schneider) finja sê-la para escapar da perseguição. Ao passo que a encenação continua, eles começam a se apegar um ao outro, e acabam surpreendidos quando a verdadeira mulher de Meyereu ressurge. O roteiro adapta o livro homônimo de Georges Simenon.
O GATO (Le Chat – 1971)
Neste pungente drama, Jean Gabin e Simone Signoret vivem um casal que luta para manter o afeto um pelo outro em seu casamento agora estagnado. Adaptação do livro homônimo de Georges Simenon.
UM ESTRANHO CASO (Une étrange affaire – 1981)
Louis Coline (Gérard Lanvin) auxilia o chefe de publicidade de uma loja de departamentos em declínio. Quando o novo chefe, Bertrand Malair (Michel Piccoli), chega para reerguer a loja, Louis teme por seu emprego; mas Bertrand, com seu contador Paul (Jean-François Balmer) e seu faz-tudo François (Jean-Pierre Kalfon), convida Louis para um círculo íntimo de longas horas de trabalho. Adaptação do livro “Affaires Étrangères”, de Jean-Marc Roberts.
ADEUS, BRUTO (Adieu poulet – 1975)
Em plena campanha eleitoral, no decorrer de uma discussão entre coladores de cartazes, um inspetor e um jovem são friamente eliminados pelo capanga do candidato Pierre Lardatte (Victor Lanoux), defensor da ordem e da moral. O delegado Verjeat (Lino Ventura) e o inspetor Lefèvre (Patrick Dewaere) são encarregados da investigação. Adaptação do livro homônimo de Raf Vallet.