O Último Rodeio (The Last Rodeo – 2025)
Na esteira de uma crise, um ex-montador (Neal McDonough) de touros de 50 anos decide voltar ao esporte, apesar de seu relacionamento tenso com sua filha de temperamento forte. Confrontado com seus demônios, ele contempla o maior dos sacrifícios por sua família.
As chamadas das matérias sobre o filme avisam em tom depreciativo que há uma “pegada cristã” no roteiro, os textos não disfarçam a tremenda má vontade, o sistema e seus fantoches lutam para deslegitimar algo que formou os valores de nossos pais e avós, algo terrível, doentio, mas como o jornalismo já se encarregou de destruir a própria reputação nos últimos cinco anos, ninguém lúcido leva a sério estas patacoadas.
O roteirista/diretor é Jon Avnet, responsável por excelentes trabalhos como “Tomates Verdes Fritos” (1991) e “Justiça Vermelha” (1997), o mínimo que um crítico sério deve fazer é respeitar a carreira do artista e analisar a obra levando em conta a sua proposta, no caso, uma produção da Angel Studios, a mesma de “Som da Liberdade” (2023).
O curioso é que a produtora desta feita entrega uma história que caberia perfeitamente no molde melodramático inspirador que a Disney, empresa que joga na lama atualmente a memória de seu criador, costumava orgulhosamente entregar décadas atrás.
“O Último Rodeio” celebra valores familiares, traz mensagens edificantes, conta com um elenco competente, o resultado é prejudicado apenas por um primeiro ato estruturalmente inseguro, com um ritmo excessivamente lento.
A recompensa emocional no desfecho também poderia ser mais eficiente, talvez algumas cenas pudessem ter evitado desenvolvimento e resoluções clichês e focado mais na sutileza do material humano, mas fica claro que a ambição era atingir o máximo possível de pessoas.
A bonita intenção deve ser valorizada, as sequências de rodeios transmitem tensão, e, considerando o fraquíssimo momento atual na indústria, o filme ganha pontos.
Cotação:
Trailer:
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…