No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Trinta Anos Esta Noite (Le Feu Follet – 1963)
A história sombria de um escritor (Maurice Ronet) que enfrenta uma batalha contra a depressão, após ter sido liberado de um sanatório.
No título original, fogo-fátuo, um brilho inquieto e passageiro, simbolizando na obra o período existencialmente angustiante da transição da adolescência à vida adulta, aquele momento de dúvidas e tremenda ansiedade em que cada manhã carrega o peso da responsabilidade de decidir o futuro, como se ele pudesse ser reduzido a uma simples conta matemática.
A sociedade impõe o questionamento: o que você quer ser? O indivíduo tolamente acredita que não pode cometer um mínimo erro, um leve desvio de rota, já que qualquer deslize pode comprometer o planejamento. Quando você atravessa o labirinto e se surpreende adulto, percebe que aquela tensão era desnecessária, a jornada é mais importante que o destino, ninguém sabe ao certo o que quer ser, com sorte, a sua régua moral e o seu caráter sinalizam apenas o tipo de pessoa que você jamais aceitaria encarar no reflexo do espelho. E isto, por si só, já é uma vitória.
O jovem protagonista do filme, que adapta o livro de Pierre Drieu La Rochelle, assim como muitos personagens fitzgeraldianos (o autor chega a ser citado em cena) sofre tanto que busca uma muleta nas substâncias estupefacientes, ele se aprisiona mais a cada gole, ele teme tanto a passagem do tempo que decide dar fim à dor.
A beleza dos diálogos é o elemento que mais me encantou na obra, um dos melhores trabalhos na carreira do grande Louis Malle.
Trailer:
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
O cinema já presenteou o público com muitos filmes magníficos no tema, um dos mais…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…