Críticas

Dica do DTC – “Trinta Anos Esta Noite”, de Louis Malle

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

Trinta Anos Esta Noite (Le Feu Follet – 1963)

A história sombria de um escritor (Maurice Ronet) que enfrenta uma batalha contra a depressão, após ter sido liberado de um sanatório.

No título original, fogo-fátuo, um brilho inquieto e passageiro, simbolizando na obra o período existencialmente angustiante da transição da adolescência à vida adulta, aquele momento de dúvidas e tremenda ansiedade em que cada manhã carrega o peso da responsabilidade de decidir o futuro, como se ele pudesse ser reduzido a uma simples conta matemática.

A sociedade impõe o questionamento: o que você quer ser? O indivíduo tolamente acredita que não pode cometer um mínimo erro, um leve desvio de rota, já que qualquer deslize pode comprometer o planejamento. Quando você atravessa o labirinto e se surpreende adulto, percebe que aquela tensão era desnecessária, a jornada é mais importante que o destino, ninguém sabe ao certo o que quer ser, com sorte, a sua régua moral e o seu caráter sinalizam apenas o tipo de pessoa que você jamais aceitaria encarar no reflexo do espelho. E isto, por si só, já é uma vitória.

O jovem protagonista do filme, que adapta o livro de Pierre Drieu La Rochelle, assim como muitos personagens fitzgeraldianos (o autor chega a ser citado em cena) sofre tanto que busca uma muleta nas substâncias estupefacientes, ele se aprisiona mais a cada gole, ele teme tanto a passagem do tempo que decide dar fim à dor.

A beleza dos diálogos é o elemento que mais me encantou na obra, um dos melhores trabalhos na carreira do grande Louis Malle.

  • Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.

Trailer:

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

Recent Posts

ÓTIMOS filmes que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

22 horas ago

Textos sobre filmes de JOSEPH LOSEY

Na intenção de facilitar o garimpo cultural do público do “Devo Tudo ao Cinema”, decidi…

4 dias ago

Crítica de “Valor Sentimental”, de Joachim Trier

Valor Sentimental (Affeksjonsverdi - 2025) As irmãs Nora (Renate Reinsve) e Agnes (Inga Ibsdotter Lilleaas)…

4 dias ago

Crítica de “O Tanque de Guerra”, de Dennis Gansel

O Tanque de Guerra (Der Tiger - 2025) Frente oriental, 1943. A equipe de um…

5 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

Dica do DTC – “Uma Fazenda do Barulho”, de George Roy Hill

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

1 semana ago