Listas

12 EXCELENTES filmes de TRIBUNAL

O cinema já presenteou o público com muitos filmes magníficos no tema, um dos mais instigantes e desafiadores na arte da atuação. A luta pela verdade, por vezes, enfrentando um sistema corrupto, o conflito de argumentos, um cenário tenso em que podemos enxergar as potencialidades da natureza humana.

Eu selecionei abaixo 12 excelentes filmes que só melhoram a cada revisão.

Vale ressaltar que a lista não está em ordem de preferência. Todos foram lançados em DVD no Brasil, mas você também encontra com facilidade na internet.

Prepare a pipoca e boa sessão!

O CASO MAURIZIUS (L’affaire Maurizius – 1954)

A pérola do diretor Julien Duvivier adapta a obra imortal do grande escritor alemão Jakob Wassermann, o primeiro de sua imprescindível trilogia. A história de Etzel Andergast, o filho de um procurador suíço que, ao investigar um caso polêmico do passado de seu pai, descobre que a condenação de Léonard Maurizius por assassinato pode ter sido injusta. Etzel se sente compelido a investigar as falhas no julgamento que condenou Maurizius à prisão perpétua, o que o leva a desvendar mentiras, segredos e a verdade por trás do crime.

JULGAMENTO EM NUREMBERG (Judgment at Nuremberg – 1961)

Clássico dirigido pelo corajoso Stanley Kramer. Quatro juízes alemães são acusados de legalizar as atrocidades cometidas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O juiz aposentado Dan Haywood é designado para a árdua tarefa de presidir o julgamento deles na cidade de Nuremberg, Alemanha.

12 HOMENS E UMA SENTENÇA (12 Angry Men – 1957)

O roteiro deste brilhante filme do diretor Sidney Lumet acompanha 12 jurados em uma sala de júri que devem decidir a sentença de um jovem acusado de eliminar o próprio pai. Enquanto 11 jurados votam pela condenação, um jurado, vivido por Henry Fonda, acredita na inocência do rapaz e luta para convencer os outros a reexaminar as evidências, revelando preconceitos e as próprias convicções de cada um.

LEIA MEU TEXTO COMPLETO SOBRE O FILME CLICANDO AQUI.

SOMOS TODOS ASSASSINOS (Nous Sommes Tous des Assassins – 1952)

Nesta pérola do diretor André Cayatte, especialista no gênero, um homem analfabeto e bêbado da favela elimina um policial. Julgado e condenado à guilhotina, aguarda um destino que pode chegar a qualquer noite.

NEGAÇÃO (Denial – 2016)

O escritor David Irving enfrenta uma batalha legal contra a respeitada autora e historiadora Deborah Lipstadt depois que ela o acusa de negar a existência do Holocausto. Ótima adaptação do excelente livro homônimo escrito pela historiadora, dirigido por Mick Jackson.

O VEREDICTO (The Verdict – 1982)

Frank Galvin (Paul Newman), um advogado alcoólatra, tem uma chance de se redimir quando um amigo lhe passa um caso de erro médico que foi reaberto. Em vez de se contentar com um acordo, ele decide levar o poderoso réu a julgamento. Um excelente trabalho do diretor Sidney Lumet.

LEIA MEU TEXTO COMPLETO SOBRE O FILME CLICANDO AQUI.

O DIREITO DE MATAR (Justice est Faite – 1950)

Brilhante trabalho do diretor André Cayatte. O roteiro acompanha o julgamento de uma jovem, Elsa Lundestein, vivida por Claude Nollier, acusada de eutanásia ao eliminar seu amante idoso e doente a pedido dele. O filme explora o debate ético sobre o ato, questionando se a mulher agiu por compaixão para acabar com o sofrimento do homem ou por interesse próprio.

A VERDADE (La Vérité – 1960)

O filme de Henri-Georges Clouzot acompanha um julgamento criminal onde Dominique Marceau, vivida por Brigitte Bardot, é acusada de eliminar seu amante, o maestro Gilbert Tellier. Durante o processo judicial, a narrativa explora o caso sob a ótica de diversas testemunhas (advogados, amigos, familiares e amantes), revelando a personalidade complexa de Dominique e confrontando o público com diferentes versões da verdade.

LEIA MEU TEXTO COMPLETO SOBRE O FILME CLICANDO AQUI.

TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO (Witness for the Prosecution – 1957)

Um homem aparentemente dócil é acusado de assassinato. Intimada a depor, a esposa do réu acaba agravando a situação, e decide contratar um antigo advogado para defender o marido. Adaptação da obra clássica de Agatha Christie, dirigida pelo mestre Billy Wilder.

O SOL É PARA TODOS (To Kill a Mockingbird – 1962)

Na década de 1930, um advogado liberal, vivido por Gregory Peck, defende um lavrador negro acusado de um crime grave, em uma cidade cheia de preconceitos no sul dos Estados Unidos. Elegante adaptação da clássica obra da autora Harper Lee, dirigida por Robert Mulligan.

TEMPO DE MATAR (A Time to Kill – 1996)

Competente adaptação da obra de John Grisham, dirigida por Joel Schumacher. A cidade de Canton, no Mississipi, se torna um barril de pólvora quando um advogado destemido e sua assistente defendem um homem vingativo que eliminou o assassino de sua filha, incitando uma revolta de grupos racistas locais.

O VENTO SERÁ TUA HERANÇA (Inherit The Wind – 1960)

A história de um professor que é processado criminalmente por ensinar a teoria da evolução de Darwin em uma escola pública do Tennessee, em 1925. Durante o julgamento, a defesa foi impedida pelo juiz de apresentar cientistas como testemunhas. Uma obra fundamental na carreira do diretor Stanley Kramer, que explora temas como: ciência versus religião, liberdade de pensamento e a importância da integridade acadêmica.

LEIA MEU TEXTO COMPLETO SOBRE O FILME CLICANDO AQUI.

Octavio Caruso

Viva você também este sonho...

View Comments

Recent Posts

PÉROLAS que ACABAM de entrar na NETFLIX

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

11 horas ago

Crítica de “27 Noites”, de Daniel Hendler

27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…

5 dias ago

Dica do DTC – “O Verão de Picasso”, de Robert Sallin

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

5 dias ago

PÉROLAS que ACABAM de entrar na AMAZON PRIME

Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…

1 semana ago

Teste: Qual filme você identifica primeiro na imagem?

Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…

1 semana ago

Dica do DTC – “Sherlock Holmes – O Mistério do Forte Vermelho”

No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…

1 semana ago