No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Picardias Estudantis (Fast Times at Ridgemont High – 1982)
Stacy é uma adolescente bonita, mas sem experiência, que quer namorar. Com o conselho de sua amiga desinibida, Linda, Stacy fica presa em um triângulo amoroso com um cara legal Mark e seu amigo Mike. Enquanto isso, na escola, o colega de Stacy, Jeff Spicoli, que vive para surfar, enfrenta Sr. Hand, um professor rigoroso, que não gosta deste tipo de comportamento.
O roteirista estreante Cameron Crowe, se disfarçou de aluno de colégio para trazer uma trama recheada de pimenta, drogas e rock and roll, criando alguns dos mais memoráveis personagens já vistos no gênero. Está tudo aqui, desde as aventuras românticas de Stacy (Jennifer Jason Leigh) e Linda (Phoebe Cates), a rápida carreira de Brad (Judge Reinhold) no mundo das lanchonetes, até o inesquecível e maluco surfista Spicoli (Sean Penn).
Assim como todos os garotos que assistiram na época, eu posso lembrar perfeitamente do impacto da cena em que a bela Phoebe Cates sai lentamente da piscina, no sonho apimentado do personagem vivido por Judge Reinhold, caminha em direção à câmera com um olhar sedutor e tira a parte de cima do biquíni.
Acho engraçado quando leio textos sobre o filme, escritos por jovens que viveram aquela época, salientando apenas a participação do Sean Penn. Ah, não sejamos hipócritas. Eu somente fui notar a presença dele no filme depois de anos. Na adolescência, não perdia uma exibição do filme no SBT, somente por causa da Cates e da doçura levemente sensual de Jennifer Jason Leigh.
Para escrever sobre este filme, tive que despedir por algumas horas o meu lado “profissional da crítica cinematográfica”, resgatando apenas aquele adolescente tímido de outrora, numa época sem internet e televisão a cabo, que torcia para chegar sexta à noite, somente para ligar na TV Bandeirantes e ver filmes mais calientes.
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…