No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.
***
Old Enough (1984)
O filme conta a história de Lonnie (Sarah Boyd), uma menina rica de 12 anos, que se torna amiga de Karen (Rainbow Harvest), uma menina pobre e mais “comum” de Nova York. Ao longo do filme, as duas aprendem com as diferenças sociais e culturais uma da outra, com Karen ensinando Lonnie sobre maquiagem e arriscadas estratégias de furto, enquanto Lonnie traz honestidade para a vida de Karen.
Eu tenho a nítida impressão de que este filme foi exibido no horário nobre da TV na década de 90, provavelmente na Bandeirantes, mas pode ser a memória pregando uma peça. O caso é que, na revisão para este texto, gostei ainda mais desta pérola independente de baixo orçamento que venceu o prêmio máximo no primeiro Festival de Sundance, após a entrada de Robert Redford na equação.
Que experiência agradável, a estreia de Marisa Silver, filha da diretora Joan Micklin Silver, demonstrando muita sensibilidade, principalmente quando foca em sequências quase surrealistas, explorando o mundo interno criativo das duas meninas. A inspiração é livremente autobiográfica, ela resgatou um momento em sua adolescência em que fez amizade com uma vizinha um pouco mais velha, quando sua família se mudou de cidade. Elas eram diferentes em tudo, mas as duas compartilhavam a carência de afeto parental.
Sarah Boyd, hoje reconhecida como montadora e diretora em seriados, já exibia na infância talento e naturalidade. Mas é a morena Rainbow Harvest que verdadeiramente impressiona nas cenas mais dramáticas, uma pena que ela atuou tão pouco na indústria (outro destaque é no terror “Reflexo do Demônio”, de 1990) e sumiu, você simplesmente não encontra nada sobre seu paradeiro atual na internet.
27 Noites (27 Noches - 2025) Uma mulher (Marilú Marini) é internada em uma clínica…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…
Hoje em dia está na moda nas redes sociais estes desafios lúdicos, logo, decidi entrar…
No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não…
Eu facilitei o seu garimpo cultural, selecionando os melhores filmes dentre aqueles títulos que entraram…