No “Dica do DTC”, a nova seção do “Devo Tudo ao Cinema”, a intenção não é entregar uma longa análise crítica, algo que toma bastante tempo, mas sim, uma espécie de drops cultural, estimulando o seu garimpo (lembrando que só serão abordados filmes que você encontra com facilidade em DVD, streaming ou na internet). O formato permite que mais material seja produzido, já que os textos são curtos e despretensiosos.

***

El Pendiente (1951)

Sob ameaça de chantagem, uma jovem visita um ex-amante, apenas para descobrir que ele foi eliminado e que a culpa recai sobre ela.

Esta pérola do noir argentino dirigida por León Klimovsky, com a bela Mirtha Legrand (a câmera evidencia a paixão por seu rosto principalmente no segundo ato, quando as correntes da intriga se apertam na personagem), José Cibrián, Francisco de Paula e Héctor Calcaño, adapta a obra do americano Cornell Woolrich.

O primeiro elemento que se destaca é o uso inteligente do contraste na elegante fotografia de Francis Boeniger, estabelecendo um tom onírico logo nas cenas iniciais, até mesmo flertando com simbolismo na utilização das sombras em algumas sequências.

Um tesouro que verdadeiramente merece ser redescoberto.

  • Você encontra o filme com facilidade garimpando na internet.


Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui