Dinheiro Suspeito (The Rip – 2026)

Um grupo de policiais de Miami descobre um esconderijo de milhões em dinheiro, o que causa desconfiança ao saber da enorme apreensão, fazendo-os questionar em quem confiar.

Nós estamos vivendo um momento intensamente grotesco, as pessoas não conseguem mais raciocinar, os adultos infantilizados entregam a responsabilidade de suas decisões à ferramenta da inteligência artificial, já não se esforçam mais para compreender e interpretar um texto simples, buscam veículos que “expliquem o final do filme” em vídeos rápidos, o processo de emburrecimento e esvaziamento existencial atinge principalmente a geração que nasceu pós-1990, os efeitos desastrosos são facilmente captados na precariedade de seus frutos.

Uma garotada que desconhece a realidade pré-internet e se considera esperta, almas com prazo de validade curto que enxergam valor apenas no veloz acúmulo financeiro e demonizam a jornada de trabalho honesta, digna, enquanto normalizam a bestialização humana, aplaudem tudo o que é mais doentio e vil, alimentando às gargalhadas uma vida desprovida de propósitos nobres, celebrando a perigosa inversão completa dos valores mais preciosos.

devotudoaocinema.com.br - Crítica de "Dinheiro Suspeito", de Joe Carnahan

A heroína destes novos e vergonhosos tempos é a “mulher do job”, os analistas políticos e comportamentais brincam com bonequinhos de super-heróis entre um chavão memorizado e outro, os feriados se prolongam cada vez mais, o estado mental da festa eterna domina o padrão bobo alegre brasileiro, e, como consequência natural desta arriscada suspensão delirante da lógica, uma multidão agora observa boquiaberta as nuvens aguardando a prometida invasão alienígena, um show idealizado pelos mesmos criadores da criminosa farsa dos últimos cinco anos, objetivando tomar posse de um terreno abandonado, o controle totalitário de uma massa que se mostra incapaz de pensar e que, para piorar, não demonstra preocupação alguma em reverter esta situação.

O ator/produtor Matt Damon, que vive em “Dinheiro Suspeito” o oficial que lidera a operação policial, tocou de forma indireta na questão em entrevista recente, abordando a estratégia que a plataforma de streaming está utilizando para reter a atenção do público, leia-se, o lamentável ato de desenhar a explicação e ser obrigado a explicar o desenho. O nível de estupidificação é tão alto, que as mentes criativas já não confiam mais na inteligência básica do cliente, o reflexo artístico desta avançada deterioração cognitiva é inegável. E a culpa não é de quem está produzindo a arte. O sistema está apenas lutando para sobreviver nesta arena.

devotudoaocinema.com.br - Crítica de "Dinheiro Suspeito", de Joe Carnahan

E, neste esforço, levando em consideração o contexto desanimador, o novo filme do roteirista/diretor Joe Carnahan, do excelente “Narc” (2002), merece ser aplaudido de pé! A linda mensagem sobre lealdade, o valor da ética e a beleza da honradez de princípios que ele entrega, por trás da camada de verniz de ação, caminha imponente contra tudo o que está sendo trabalhado para a destruição do espírito humano. Ele baseou a obra em um caso verídico vivenciado por seu amigo Chris Casiano, que atuava como chefe do setor tático de narcóticos da polícia do Condado de Miami-Dade.

A execução é ágil, a tensão é mantida do início ao fim, destaco o elegante simbolismo representado pela figura da policial (Lina Esco) que é abatida logo no início da trama, ela personifica o elemento fundamental na construção do caráter de um indivíduo, algo que está sendo eliminado nos dias de hoje.

Na busca por honrar sua memória, a equipe será perturbada pela desconfiança, aquele (Ben Affleck) que a amou terá a oportunidade de reforçar suas crenças, mas todos serão tentados neste deserto: a mãe (Catalina Sandino Moreno) que sonha em dar uma vida confortável para sua filha, o homem que acredita ter perdido a razão para viver, a adolescente (Sasha Calle) confusa, o núcleo que se forma no cenário do conflito é a metafórica família que se vê diante do abismo da moderna banalidade do mal.

O triste é que grande parte do público, principalmente no nosso tétrico Brasil, provavelmente vai captar apenas a superfície, reconhecendo rasteiramente as convenções típicas do gênero. O significado filosófico por trás do sensível desfecho, uma cena que emociona por corajosamente estabelecer a vitória da esperança contra todas as probabilidades, e, mais que isto, a tremenda força inspiradora da conduta correta, passará despercebido ou será encarado como bobo.

Cotação:  devotudoaocinema.com.br - Crítica de "Dinheiro Suspeito", de Joe Carnahan

  • O filme estreou nesta semana na plataforma NETFLIX.

Trailer:



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui