Meu Primeiro Amor (My Girl – 1991)

Este era daqueles filmes que os rapazes da escola diziam não ver, afirmando ser um “filme de garotas”. Parecia até que o SBT sabia disto, pois sempre que a “Sessão da Tarde” global exibia “Meu Primeiro Amor”, era certo que no “Cinema em Casa” estaria sendo reprisada alguma daquelas divertidas comédias adolescentes norte-americanas, como “Loverboy – Garoto de Programa” ou “Primavera na Pele”.

O caso é que o filme não é somente incrivelmente superior àquelas divertidas picardias estudantis, como também resistiu bem ao implacável teste do tempo. Revi recentemente e me emocionei com a ternura da história contada pelo diretor Howard Zieff, que fala sobre a jovem Vada (Anna Chlumsky), ignorada por seu pai (vivido por Dan Aykroyd), um viúvo que trabalha em sua casa, preparando corpos para funerais. Vivendo em um ambiente fúnebre e acreditando ser responsável pelo falecimento da mãe, a pequena Vada isola seus sentimentos em algum recôndito sombrio, deixando transparecer arroubos de rebeldia em breves momentos.

Por não se doar, também não permite que outros a amem, como acontece quando conhece a nova funcionária de seu pai: Shelly (Jamie Lee Curtis). Tudo muda quando a menina descobre que está apaixonada pelo frágil Thomas (Macauley Culkin), que por ser muito alérgico, sempre foi muito superprotegido por seus pais, levando-o a ser um jovem
solitário. Juntos, Vada e Thomas irão trilhar o caminho da maturidade emocional, cheio de obstáculos e decepções.

Não há como negar que se trata de um tearjerker (algo como “causador de lágrimas”) em essência, mas não se enganem achando ser simplista. O roteiro de Laurice Elehwany consegue nos fazer simpatizar com os personagens e torcer pela superação da jovem.

As lágrimas brotam naturalmente, advindas da constatação da pureza dos sentimentos retratados e da nostalgia, afinal todos já passamos por algumas das situações mostradas no filme, em algum momento perdido nas nossas memórias de infância.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui