Operação Invasão (Serbuan Maut – 2011)

No coração das favelas de Jacarta está um esconderijo impenetrável que abriga os mais perigosos assassinos e gângsteres do mundo. Até agora, o bloco de apartamentos todo destruído tem sido considerado intocável. Escondido sob o manto da escuridão e do silêncio do crepúsculo, um time de elite da Swat é incumbido de invadir o esconderijo para pegar o famoso rei das drogas que comanda o lugar.

No universo dos novos astros no gênero, admiro o trabalho de Tony Jaa e o protagonista do filme em questão, o indonésio Iko Uwais. Ele introduz ao grande público o estilo “Silat” (praticado no sudeste da Ásia, busca a harmonização dos movimentos pelos chakras, potencializando a eficiência dos golpes), garantindo um espetáculo visual sem precedentes.

O roteiro é simples (remete ao conceito original de “Game of Death”, escrito por Bruce Lee), o que facilita a inserção do maior número possível de exibições da técnica em lutas demoradas. A princípio, parece que se trata de mais um filme de ação no estilo americano, mas quando as metralhadoras são substituídas pelos punhos, percebemos que estamos diante de um novo clássico.

As coreografias são filmadas (em grande parte) como a câmera filmava Fred Astaire, possibilitando facilmente a percepção das técnicas utilizadas em cada movimento. Não é como na maioria dos genéricos americanos, em que a câmera frenética disfarça a pouca habilidade dos astros.

A batalha final contra Mad Dog (vivido por Yayan Ruhian, especialista em controlar sua respiração para absorver melhor os impactos) é longa e nos deixa literalmente sem fôlego.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui