Akira Kurosawa é indiscutivelmente o nome mais importante no cinema asiático, cuja influência atravessou suas próprias fronteiras e tradições, levando consigo sua filosofia de vida e experiências pessoais.

Influenciado por seu pai desde jovem a apreciar o cinema ocidental, o menino incorporaria em sua arte vários elementos das produções americanas. Durante muitos anos foi visto em seu próprio país como um diretor vendido, pois realizava filmes que se afastavam aparentemente das obras de seus compatriotas. Não se moviam lentamente como as obras de Kenji Mizoguchi e nem se levavam tão a sério como as experiências de Yasujiro Ozu, eram de apelo popular e conseguiam ter suas mensagens transmitidas/traduzidas facilmente para todos os continentes.

devotudoaocinema.com.br - A Arte Inesquecível do Mestre Akira Kurosawa

Nenhuma de suas mensagens foi mais bela que a contada em “Viver” (Ikiru – 1952), em que o idoso personagem, vivido brilhantemente por Takashi Shimura, enfrenta no crepúsculo de sua vida o maior dos desafios. Vítima de um câncer, ele descobre ter desperdiçado sua existência sendo um funcionário modelo, sem faltas, sem momentos de lazer, plenamente dedicado a uma função burocrática que só fazia bem a seu empregador. Sabendo ter pouco tempo de vida, decide deixar um legado eterno (não somente tangível, na forma de uma praça, como moral, incentivando seus colegas a seguirem seu exemplo).

devotudoaocinema.com.br - A Arte Inesquecível do Mestre Akira Kurosawa

Sua obra mais famosa foi “Os Sete Samurais”(Sichinin no Samurai -1954), um conto sobre bravura e honra passado no século dezesseis, mas cujos temas poderiam ser empregados de forma atemporal. Até mesmo Hollywood utilizou sua premissa para o faroeste “Sete Homens e um Destino”.

Pobres lavradores sofrem nas mãos de bandidos que saqueiam sua produção e levam suas mulheres, até o momento em que decidem reagir à crescente onda de ataques. Sem saberem se defender e com apenas o fruto de suas lavouras como moeda de troca, procuram a ajuda de samurais que possam lhes ensinar as artes da guerra. Kurosawa demonstra sua universalidade narrativa ao compor seus sete guerreiros, cada um com uma habilidade especial, seja a excelência no manejo da espada, coragem, estratégia e humor, representando desta forma cada faceta do ser humano.

devotudoaocinema.com.br - A Arte Inesquecível do Mestre Akira Kurosawa

Céu e Inferno” (Tengoku to jigoku – 1963) é um filme subestimado (acho-o superior ao mais celebrado “Rashomon”) e pouco conhecido na filmografia de Kurosawa. Talvez seja o que mais diretamente demonstre suas influências ocidentais.

A sua trama evoca um grande dilema moral: um bem sucedido executivo (Tôshiro Mifune) se torna vítima de uma extorsão, quando por engano sequestram o filho de um de seus vários funcionários, achando ser o seu herdeiro. O pagamento pedido pelos criminosos é a exata soma que salvaria sua empresa da falência. O suspense é intenso, porém trilha o caminho oposto de thrillers similares americanos, pois nas mãos de Kurosawa a obra se torna uma reflexão profunda sobre a honra e a decência.

devotudoaocinema.com.br - A Arte Inesquecível do Mestre Akira Kurosawa

No belíssimo “Dersu Uzala” (1975), Kurosawa trata de um tema muito mais profundo: a ligação do homem com a natureza. O filme conta a história de um explorador do exército russo que é resgatado na Sibéria por um simples caçador Goldi chamado Dersu Uzala. A parceria e ajuda como guia se desenvolve e torna-se uma profunda amizade entre dois homens tão distintos quanto o sol e a lua, porém tal qual eles, indissociáveis.

A humildade e sabedoria do velho caçador captada com maestria pela direção segura e sensível de Kurosawa. Dentre as cenas inesquecíveis, destaco uma na qual os dois amigos estão em local aberto e são atingidos por uma forte nevasca. O capitão russo se abate e acredita numa morte certa, enquanto o pequeno e aparentemente frágil Dersu o convence a recolher os arbustos da estepe. Extremamente cansado, o capitão faz o que lhe foi pedido, mesmo sem entender a razão. Qual não é sua surpresa ao perceber que Dersu havia montado uma pequena cabana cavada na terra? A pureza e simplicidade do camponês haviam ensinado uma enorme lição ao experiente capitão.

devotudoaocinema.com.br - A Arte Inesquecível do Mestre Akira Kurosawa

Somente com estas obras citadas, Kurosawa já poderia descansar sob a sombra de sua contribuição inestimável ao mundo do cinema, no entanto ele ainda iria nos presentear com pelo menos mais duas pérolas: “Ran” (1985) e “Sonhos” (Dreams – 1990).

A primeira, um fantástico épico baseado na obra de Shakespeare: “Rei Lear”. Já na segunda, o mestre decidiu compartilhar suas experiências pessoais com seu público, dando vida a uma obra dividida em capítulos, cada um representando um sonho de Akira. Dentre estes, destaco o meu favorito, em que o fascínio pela obra do pintor Vincent Van Gogh se faz presente de maneira emocionantemente bela. Um homem que admira um quadro do pintor se vê, como que por encanto, levado para dentro da obra do artista, tudo isso embalado pelo Prelúdio No.15, de Chopin, compondo um tipo de cinema que infelizmente se mostra raro.

Alguns críticos afirmam que o cinema de Kenji Mizoguchi é para ser visto de joelhos em admiração, mas o de Kurosawa gentilmente te convida para entrar e se aquecer do frio em uma lareira nostálgica, uma obra acolhedora e vibrante.



Viva você também este sonho...

1 COMENTÁRIO

  1. Adorei o seu texto. Realmente essas obras são bastante significativas na extensa filmografia do mestre Kurosawa.
    Destaco aqui uma obra pouco conhecida dele – A Fortaleza Escondida – de 1958 e que foi uma das inspirações para George Lucas (que era grande admirador do mestre assim como Scorsese) e sua saga Star Wars. Logo na primeira cena deste filme percebemos a inspiração da 1ª cena de Star Wars IV – Uma nova esperança.
    Parabéns suas resenhas e críticas e deixo aqui meus parabéns pelo conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui