Noites de Cabíria (Le Notti di Cabiria – 1957)

Caso você já tenha alguma vez sofrido uma rejeição amorosa, você entenderá Cabíria. Caso alguma vez tenha olhado para dentro de si e sentido um arrepio na coluna, enquanto percebe o deboche alheio, sentindo que o mundo parece sorrir a cada lágrima que desce em seu rosto, fazendo-o desejar chorar apenas para admirar a beleza do sorriso naqueles que escarnizam, você entenderá Cabíria.

Ela representa a busca incessante pelo amor nos outros, pelo sorriso de aprovação que muitas vezes não conforta tanto quanto deveria, por um entendimento tácito entre o coração e a razão. Cabíria é aquela flor que rompe o asfalto, desafiando todas as probabilidades, somente para aquecer-se ao calor do sol. Federico Fellini é o maestro que habilmente conduz esta sinfonia, esta ode ao amor não retribuído, com batutas envernizadas pela sua experiência de vida.

A sua amada Giulietta Masina vive esta mulher da vida que consegue encontrar esperança mesmo após as maiores desilusões, acostumada ao som e fúria de uma sociedade hipócrita, que a discrimina por fazer público algo que muitos reservam aos recônditos de suas consciências. Uma alma que caminha pela noite italiana exibindo sem pudor sua intensa fragilidade, como que ingenuamente aguardando um cafuné que ninguém oferece. Emocionante é a cena em que ela pega a mão de um homem e a conduz ao rosto, acarinhando-se com a mão alheia, como que se bastasse este simples gesto para sentir-se humana.

A confiança que se revela em seu olhar na brilhante cena final, mesmo sabendo que o mundo à sua volta não irá se modificar, tampouco a forma como a sociedade lida com sua incômoda presença, simboliza a mensagem que o diretor nos intenciona passar com esta linda obra: “A única coisa que poderei oferecer a meus personagens, sempre tão infelizes, será minha solidariedade, assim poderei, por exemplo, dizer a um deles, escuta, não posso explicar o que não sei, mas em todo caso, amo-te o suficiente e te ofereço uma serenata.”

“Noites de Cabíria” é uma obra-prima de delicadeza ímpar que só melhora a cada revisão.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui