Comando Para Matar (Commando – 1985)

O soldado aposentado das Forças Especiais, John Matrix, vive isolado com sua filha Jenny, mas sua privacidade é interrompida pelo ex-comandante Franklin Kirby, que o avisa que seus companheiros estão sendo eliminados um por um. Quando Kirby vai embora, Jenny é sequestrada pelo antigo ditador latino-americano Arius, que força Matrix a ajudá-lo a recuperar o poder. Mas contrariando o desejo do ditador, Matrix se prepara para derrubar o líder perigoso e resgatar sua filha.

É fácil entender o apelo do filme com minha contraparte infantil quando descubro que ele foi escrito por Jeph Loeb, um dos melhores profissionais dos quadrinhos, responsável por obras-primas como “Batman – O Longo Dia das Bruxas”. A trama não se leva a sério em nenhum momento, recheada de frases de efeito e conclusões estapafúrdias para cenas de ação completamente absurdas, como quando após uma brutal perseguição de carros, numa situação que caberia perfeitamente nas páginas do Hulk, Arnold Schwarzenegger, com um braço estendido, segura pelo tornozelo o vilão desesperado na beira de um precipício.

Eu repetia todas as cenas em casa com meus bonecos “Comandos em Ação”, da Estrela, e “S.O.S. Comandos”, fabricados pela Gulliver, que vários anos depois eu fui descobrir que eram versões nacionais da linha de bonecos feita exatamente para o filme. Eu achava que o Cronos era muito parecido com o herói John Matrix que eu via com os olhos grudados na televisão de 14 polegadas, com direito ao mesmo corte de cabelo e uniforme, mas não imaginava que se tratava do boneco oficial do personagem, que a empresa brasileira tratou de trocar o nome para não ter que pagar os custos de licenciamento.

Sempre que me recordo desta época, antes do terrível “politicamente correto”, não consigo deixar de pensar que nenhuma criança se tornava mais violenta por brincar com granadas de plástico e facas do “Rambo”, peças que faziam parte destas coleções, assim como as camuflagens de guerra, minhas favoritas. Uma geração que foi ensinada a saber discernir a diferença entre a realidade e a ficção escapista, enquanto hoje, com a aprovação de leis absurdas, até mesmo os desenhos animados infantis estão com os dias contados na televisão aberta.

devotudoaocinema.com.br - "Comando Para Matar", de Mark L. Lester, no TELECINE

Voltando ao filme dirigido por Mark L. Lester, acho interessante salientar que ele, de certa forma, foi responsável por um clássico do gênero, muito mais lembrado e respeitado, o “Die Hard”, de 1988. O projeto nasceu de uma ideia para a sequência, adaptada do livro “Nothing Lasts Forever”, de Roderick Thorp, que, por sua vez, era a continuação literária de uma ótima adaptação protagonizada no cinema por Frank Sinatra: “Crime sem Perdão” (The Detective – 1968). Então seria justo afirmar que o filme de Bruce Willis é o filho natural da bizarra união cinematográfica entre Schwarzenegger e Sinatra. Brincadeiras à parte, acho fascinante vasculhar os bastidores deste mundo mágico.

É impossível falar do filme sem citar a excelente dublagem da Herbert Richers, com o embate entre Garcia Júnior (Arnold) e André Filho (Vernon Wells), captando perfeitamente o espírito debochado do roteiro, um pastiche do subgênero “action hero” (o que Bud Spencer e Terence Hill representam, por exemplo, para o Spaghetti Western), transposto em cenas como a incrível queda do herói de um avião em movimento acima dos prédios, direto em uma poça d’água, levantando-se com a roupa seca em segundos, como se nada tivesse acontecido. Frases como: “Eu como boinas-verdes no café da manhã”, ditas por um ex-combatente que se camufla como um tanque de guerra humano e elimina o vilão com um imenso cano de ferro, parecem saídas das páginas dos quadrinhos.

Parece que estão planejando uma refilmagem, mas não duvido que os “espertos” produtores cometam o equívoco primordial de levar a sério a trama nesta releitura, arruinando o projeto. É uma pena que eu não tenha guardado o pôster do filme que tomava quase metade da minha parede em meados da década de 80.

Bons tempos em que uma criança podia ter como herói um brutamonte com granadas no peito e empunhando uma arma de fogo apoiada no trapézio. Época em que o sistema se preocupava em formar uma geração de corajosos, não de covardes.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui