A Falta Que Nos Move (2009)

Cinco atores chegam à casa da diretora do filme para vivenciar uma experiência cinematográfica. São filmados ininterruptamente, sem deixar de seguir roteiros e cenas. Ficção e realidade se entrelaçam em meio a histórias de uma geração que viveu à deriva e que agora se defronta com uma ausência que move suas ações.

Eu simplesmente não consigo conceber a atual situação da relação entre o público brasileiro e seu próprio cinema. Acabo de ver pela terceira vez o excelente “A Falta Que Nos Move”, obra dirigida por Christiane Jatahy, que não foi indicada a você pelos protagonistas das novelas, experimentando a mesma catarse que senti na primeira vez.

Os atores: Pedro Brício, Cristina Amadeo, Dani Fortes, Marina Vianna e Kiko Mascarenhas, realizam o sonho de todo ator, vivenciando uma experiência incrivelmente estimulante. A melhor forma de ver essa desconhecida obra-prima é adentrar na casa junto com os atores, sem conhecer o truque, por essa razão evitarei comentar muito sobre o que ocorre.

O mérito maior da equipe foi ter construído um produto que não perde valor enquanto mágica revelada, somente instiga ainda mais, levando-nos a procurar entender que aquele microcosmo reflete perfeitamente o macro. O choque de constatar que somos todos atores em tempo integral, seguindo mediante a aceitação de nossas fragilidades e frustrações, aprendendo a lidar com a inexorável aproximação do fim. Nós somos parte de uma experiência, não importa se a tornamos prazerosa ou plena em autocomiseração, escolhemos rotas conforme os limites da estrada nos são revelados. Como pode um filme tão rico ser ignorado pelo seu próprio povo?

A obra foi lançada em DVD. Busque, veja e seja surpreendido. Entenda que o cinema nacional produz filmes ótimos, medianos e ruins, como toda filmografia do mundo, mas, infelizmente, depende exclusivamente do seu interesse em conhecer e desbravar esses talentos.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui