O Quarto de Jack (Room – 2015)

* Quanto menos souber da trama, melhor será a sua experiência. E não dá para analisar com alguma profundidade certos aspectos do filme sem abordar pontos relevantes. Então, caso não tenha lido o livro, recomendo fortemente que leia o texto após ver o filme.

O livro de Emma Donoghue, lançado em 2010, foi inspirado no Caso Fritzl, ocorrido na Áustria alguns anos antes. Uma mulher foi mantida pelo pai por vinte e quatro anos em cativeiro com seus sete filhos, nascidos da relação forçada. No livro, a autora provavelmente buscou inspiração também na clássica obra “O Colecionador”, de John Fowles, aliviando um pouco a carga trágica da história real, substituindo o elemento espinhoso por um caso muito parecido com o do psicopata do livro.

O fator mais interessante foi narrar tudo pelo ponto de vista do menino Jack, de cinco anos, que não conhece o mundo fora do quarto onde é mantido prisioneiro com sua mãe. O filme, roteirizado pela própria autora, emula isso ao inserir eventuais narrações da criança, recurso intrusivo raramente eficiente em outras produções, mas que nesse caso trabalha a favor da história, funcionando melhor devido à atuação impecável do pequeno Jacob Tremblay.

Antes de salientar os muitos pontos positivos, preciso citar alguns detalhes que me incomodaram. O filme revela o rosto do criminoso muito cedo, ainda no primeiro ato, e, pior, numa câmera subjetiva, representando os olhos do menino.

No livro, quando eventualmente ele o encontra pela primeira vez, aquele monstro desconhecido, Jack chega a cogitar que ele tenha um rosto de pedra. Quando o homem abre os olhos, o menino então fica apavorado por descobrir que ele é humano. Donoghue, conhecedora da linguagem literária, mas sem experiência com a linguagem cinematográfica, minimizou um aspecto importante: o deslumbramento da criança com o desconhecido. Como o tempo é menor do que no livro para estabelecer essa rotina dos dois no cativeiro, esse tipo de deslize prejudica o resultado.

Mais para frente, numa cena noturna onde um carrinho de controle remoto tem uma função angustiante no livro, o roteiro desleixadamente tira toda a força dramática da cena. Com tanta fidelidade às páginas durante a maior parte da produção, diálogos literalmente transportados para o filme, porque escolher modificar desajeitadamente um dos momentos mais impactantes? Teria sido mais eficiente dramaticamente deixar para revelar a aparência do homem na cena em que mãe e filho tentam escapar, o que potencializaria o medo da criança na situação.

O primeiro aspecto brilhante que saliento é a atuação de Brie Larson. Vale perceber como ela reage quando o filho pede um cachorro. “There’s not enough room… Space, there’s not enough space”. Ela se pune internamente por ter dito a palavra “quarto” (room) levianamente, substituindo rapidamente pela palavra “espaço”, já que ela fez a criança acreditar que nada havia além daquele ambiente em que eles vivem: o Quarto (com letra maiúscula). Já fora do cativeiro, perceba como ela segue falando em tom extremamente baixo, até mesmo quando não há ninguém por perto, evidenciando o trauma de anos sendo levada a não chamar atenção. Pequenos detalhes que demonstram o cuidado do filme, sublinhando sutilmente as consequências psicológicas da terrível experiência na personagem.

Este recurso da ilusão mantida como forma de proteção incita reflexões que vão muito além do tema, que pode ser visto como alegoria para o sistema de crenças humano. O menino questiona a mãe sobre o mundo do sonho: “Quando sonhamos, nós entramos na TV?” Ele acha que além das paredes há apenas o espaço sideral. Aquele é o universo que ele conhece como prisioneiro na caverna de Platão, criando possibilidades a partir dos elementos que enxerga ao seu redor. O real é apenas o que ele consegue tocar. A comida e as roupas, aos olhos dele, são trazidas pelo “Velho Nick”, o fator amedrontador, desconhecido e onisciente, que opera através da TV, por mágica. O que ele desconhece é explicado pelo sobrenatural.

A mãe, em dado momento, começa a entender que o filho, com cinco anos, já tem idade para deixar de se apoiar na muleta da ilusão, então deixa de incentivar isso nele. O objetivo outrora era fazer com que ele se acostumasse a viver naquele ambiente. Mas a única forma dela conseguir reunir forças para escapar daquela prisão é com os dois pés fincados no mundo real. Ao explicar para ele como o mundo funciona, o menino se revolta, não consegue compreender, ele precisa viver aquela ilusão, por mais desumana que seja. Num toque genial, o roteiro mostra que Jack era mais alegre em seu Quarto. Ele descobre que o mundo real, aquele universo que ele desconhecia, é todo em tons de cinza.

É no terceiro ato que o diretor Lenny Abrahamson executa uma crítica social poderosa, complementando essas reflexões despertadas desde o início. A mulher, já em casa, está sendo preparada para uma entrevista televisiva. Os maquiadores e as luzes artificiais, auxiliados pelos ângulos da câmera, reforçam o desconforto dela na situação. Não seria aquilo uma forma de prisão? O enquadramento coloca a protagonista sentada no centro, cercada de forma opressora pelos operadores de câmera.

Quando a apresentadora oportunista deixa claro o enfoque sensacionalista da reportagem, pedindo que ela especule sobre o dia em que pretende contar ao filho sobre o pai dele, a mulher se mantém firme, diz que não há pai, que Jack é só dela. A apresentadora e sua equipe não conseguem esconder a frustração, já que não conseguiram extrair lágrimas e declarações melodramáticas. Ela segue tentando provocar a jovem, sem sucesso.

A imprensa se aproveita de seu sofrimento como forma de conquistar melhores números de audiência. A vítima é apenas uma estatística que precisa ser bem maquiada para aparecer na tela. Assim como em “Violência Gratuita”, de Michael Haneke, o roteiro insinua que o psicopata encontra cumplicidade no comportamento do povo.

“O Quarto de Jack” é uma ótima adaptação cinematográfica de um dos melhores livros dos últimos anos. Um filme que evidencia a importância de QUERER sair da caverna de Platão.



Viva você também este sonho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui