O Poderoso Chefão (The Godfather – 1972)

O péssimo hábito de mastigar as informações para o público brasileiro, sintoma de um nível educacional baixíssimo, transforma o título original pleno em simbolismo, “O Padrinho”, em um genérico tolo e vazio como “O Poderoso Chefão”.

A opção elimina o leitmotiv da obra, o elemento mais importante, o conceito de família, a carga emocionalmente intimista que dá o tom do conflito entre a valorização da tradição e a importância de se adaptar às mudanças, emoldurada perfeitamente pela valsa calorosa composta por Nino Rota.

Don Vito Corleone (Marlon Brando) representa o crepúsculo de uma era elegante, um homem que conduzia seus negócios com honradez, alguém que conquistou o respeito dos adversários sendo fiel aos seus princípios. Ele é apresentado no dia do casamento da filha, perceptivelmente desconfortável por não poder dedicar tempo integral à cerimônia, já que estava recebendo alguns convidados em seu escritório, parte de sua famiglia mafiosa.

A escuridão realçada na fotografia do mestre Gordon Willis reforça o contraste emocional. Na hora de registrar o momento festivo, ele recusa a fotografia enquanto um de seus filhos não está presente, Michael (Al Pacino), o caçula letrado que representava para o pai a expectativa de um futuro limpo, socialmente agradável.

devotudoaocinema.com.br - "O Poderoso Chefão", de Francis Ford Coppola

Sonny (James Caan), o filho mais velho, impulsivo e inconsequente, a opção óbvia para a eventual substituição paterna, ainda que seu temperamento violento fosse o prenúncio de uma tragédia anunciada. O rapaz chega com a namorada, Kay (Diane Keaton), a fotografia familiar finalmente é preparada.

Michael faz questão de chamar a jovem para a foto, o que ela aceita com timidez, uma cena breve que fala diretamente à sequência final, uma realidade totalmente diferente. No livro de Mario Puzo, Michael é mostrado desde o início com as mesmas qualidades do pai, algo que enfraquece o impacto da sua transição posterior. No filme, Francis Ford Coppola inteligentemente opta por fazer dele um personagem silencioso, enigmático, comportamentalmente imprevisível, muito mais interessante.

Após sujar as mãos na fantástica cena do restaurante, uma aula de atuação e construção de clima, ele é enviado por proteção para fora do país, para longe da família e da namorada.

Este interlúdio idílico na Sicília revela para o público a real natureza de Michael, a segurança com que negocia a mão da bela Apollonia (Simonetta Stefanelli) com o pai da moça, a frieza introspectiva que exibe no dia do casamento, a rápida resignação após testemunhar a eliminação dela. Vito, ainda se recuperando do atentado, rejeita a inclusão dos psicotrópicos em seu sistema criminoso, ele não quer se adaptar à certeza de podridão e selvageria que envolve os novos tempos.

Michael é a personificação desta modernidade inescrupulosa, o roteiro insere um elemento novo com sua ascensão para firmar a transição, a traição de um membro da própria família, o cunhado que se vinga de Sonny, que apenas defendia sua irmã Connie (Talia Shire) das frequentes agressões enquanto estava grávida.

O declínio dos valores familiares, a beleza no falecimento de Vito ao brincar com o neto pequeno, dando lugar ao surgimento de um monstro insensível que descarta o diálogo, preferindo eliminar os adversários na inesquecível sequência do batismo do afilhado intercalando com as ações criminosas.

É uma trama sobre mafiosos, até mesmo as figuras que representam a lei são corruptas, mas o espectador se afeiçoa aos personagens, o filme é um dos mais queridos mundialmente. A razão? Não há sequer um ato de maldade cometido contra qualquer pessoa que não esteja envolvida na máfia. Os Corleone são um microcosmo que, apesar de toda a violência inerente às suas operações, fala diretamente à essência de todo relacionamento humano.

Todo mundo lembra da cena da cabeça do cavalo na cama, ou da execução de Sonny no pedágio de estrada, mas o coração de “O Padrinho” reside no triste desfazer de laços familiares.

Não é coincidência que o filme termine exatamente evidenciando a mentira de Michael no escritório, o falso conforto de Kay, a constatação de que não há mais privacidade para o casal, o distanciamento irreversível, a porta que se fecha entre eles.



Viva você também este sonho...

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho a trilogia, já vi os 3 filmes, porém sempre é bom rever, depois de ler as críticas VERDADEIRAMENTE INTELIGENTES do críticos como você, sempre dá pra captar algo que não vimos antes, que passou despercebido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui